O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA NAS SÉRIES INICIAIS

William Sales do Nascimento, Marina Silveira Lopes

Resumo


A pesquisa visa clarear sobre os fundamentos da abordagem construtivista nas aulas de educação física, bem como a postura do professor da disciplina em questão de forma a aproximar o tema aos professores de nossa região e despertar neles interesse em desempenhar esse trabalho em sala de aula. Para tanto, o trabalho desempenhado trás a visão de Jean Piaget (1982) para o esclarecimento do assunto, já que o renomado autor é considerado como a principal fonte para o embasamento da referida abordagem pedagógica chamada de construtivista, o que torna indispensável à exploração de suas obras para uma melhor percepção e entendimento do assunto. A teoria é chamada de construtivista por defender que o conhecimento não é nato, mas sim construído ao longo da vida. Também passando o conhecimento sobre a história e a construção da educação física desde seu surgimento até os dias atuais, a ápice e a expansão do construtivismo de Piaget. Mostrando ainda sobre como o aluno é beneficiado ao ter que construir seu próprio conhecimento e como o professor deve proceder para estimular o aluno na busca da aprendizagem de forma independente e livre de conteúdos estáticos ministrados em sala, buscando que cada aula seja desempenhada de forma distinta da outra. Desta forma o estudo é pautado em análise bibliográfica de autores fundamentam a teoria de Piaget. Finda pela obrigatoriedade de empenho de ambas as partes envolvidas, para o sucesso da abordagem de forma que aluno aprenda com professor e vice e versa, já que o professor deve estimular o aluno a buscar por conhecimento dentro e fora de sala de aula de forma livre. Com a abordagem construtivista o aluno sai da condição de expectador para ser sujeito de seu conhecimento e professor se torna o mediador das práticas pedagógicas e não o ditador de suas ideias.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.