COMO O PSICÓLOGO PODERÁ FACILITAR A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Fabiana Lyra, Albérico Cony Cavalcanti

Resumo


O presente estudo aborda como é a atuação do psicólogo no âmbito escolar, trabalhando com os professores e com a família, mais especificamente os pais, para o processo de inclusão de crianças com necessidades especiais. Tem como objetivos dimensionar a participação do psicólogo no processo de facilitação de inclusão na educação infantil, identificar quais as técnicas psicológicas usadas que viabilizam este processo que se amplia para toda comunidade escolar, transformando as barreiras existentes em oportunidades de crescimento para que a inclusão de fato e efetivamente aconteça. Foi abordado como é o processo de discussões a respeito da importância da preparação profissional do educador, com a finalidade de capacitá-lo para preparação de um ambiente no qual o aluno com deficiência sinta-se pertencente àquele local, sem solução de continuidade, promovendo, destarte, a inclusão. Evidencia-se que a educação inclusiva se desenvolve diferentemente da educação tradicional, pois nesta os alunos devem se adaptar. Na educação inclusiva há o estabelecimento de um novo paradigma, um novo modelo onde a escola adapta-se às necessidades e especificidades dos alunos. Assim, as escolas e os professores organizam-se para oferecer um ensino de qualidade a seus alunos, independentemente de ter ou não qualquer deficiência. Destacou-se a importância da formação continuada como manutenção da motivação para que não haja nenhum processo de solução de continuidade, haja vista que os professores, atualmente, em suas experiências de sala de aula reconhecem, pelos enfrentamentos necessários, a necessidade de mobilização constante. Isto, provavelmente, desperte, em outros acadêmicos, vontade de novas pesquisas. Para a elaboração deste trabalho foi utilizada metodologia de revisão da literatura aonde se buscou a análise e descrição de um corpo do conhecimento em busca de respostas pelos estudos, não esgotando as fontes de informações. O problema norteador que despertou a pesquisa foi como o psicólogo poderá facilitar a educação inclusiva na educação infantil. Assim a orientação do psicólogo escolar vai nesta direção de maximizar o processo de aprendizagem escolar, na promoção do espaço de interação saudável em toda comunidade escolar. Há uma complexidade no trabalho do psicólogo escolar, e nesta perspectiva, é proposto que se abra, no ambiente acadêmico, espaço de reflexão e discussões sobre a fundamental presença do psicólogo na escola. O psicólogo escolar auxilia alunos, familiares e, sobretudo, os professores, numa socialização de todos, promovendo a inclusão e não a segregação como ainda, infelizmente, existe.

Palavras-chave


Educação; Inclusão; Psicólogo escolar

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