O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS EM ESCOLARES PRATICANTES DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Carina Menegat Munaretto, Ana Freire Macedo Ribeiro

Resumo


Os movimentos vão se modificando conforme progredimos pelas diferentes fases da vida. A interação entre indivíduo, ambiente e tarefa possibilita que as habilidades motoras desenvolvam e alcancem o padrão maduro de movimento semelhante aos dos adultos, por volta dos sete anos de idade. Identificar na literatura, por meio de revisão sistemática, estudos que avaliaram o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em escolares que praticavam aula de Educação Física; verificar os estágios de padrões motores dos escolares; e analisar a qualidade metodológica dos estudos. Foram incluídos estudos observacionais, nos idiomas inglês e português, que verificaram o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em escolares participantes de aulas de Educação Física. Foram excluídos estudos de revisão, de intervenção, estudos que avaliaram crianças com patologias que interferissem no desenvolvimento motor e estudos sem o texto completo disponível. A busca dos artigos foram realizadas nas bases de dados LILACS, SciELO, MedLine e PubMed utilizando os descritores desenvolvimento infantil, habilidades motoras, educação física, child development, motor skills, physical education and training. Foram identificados 120 estudos dos quais dois atenderam aos critérios de inclusão. De acordo com os estudos, os meninos, diferentemente das meninas, apresentaram predomínio do padrão maduro de movimento em todas as habilidades motoras, e o padrão maduro foi mais frequente em escolares da 2ª série que em relação aos escolares mais jovens. Nenhum dos estudos obteve pontuação máxima na avaliação da qualidade pela escala STROBE. Os estudos demonstraram que o predomínio de padrões maduros de movimento ocorre à medida que a idade avança. Futuros estudos com melhor qualidade metodológica poderão auxiliar profissionais de Educação Física na elaboração de programas que visem ao desenvolvimento motor de crianças.

Palavras-chave


desenvolvimento infantil; habilidades motoras; educação física

Apontamentos

  • Não há apontamentos.