ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS DEFICIENTES DAS ESCOLAS URBANAS DE JUÍNA MATO GROSSO

Jeferson Aparecido Fernandes da Silva, Wilson Pereira de Castro Filho

Resumo


O presente trabalho apresentará como se encontra a Abordagem da Educação Física para alunos deficientes das escolas urbanas de Juína Mato Grosso. Mostrando assim se os professores possuem formação para atuar com alunos deficientes, apresentando também se os professores já atuaram ou atuam com alunos deficientes, se possuíram ou possuem dificuldades para desenvolver suas atividades com os alunos. Relatando se os professores tem o suporte da escola para desenvolver seu aluno deficiente e por consequência estabelecer a inclusão do mesmo no ambiente escolar. O objetivo da pesquisa é mostrar se os professores de Educação Física das escolas urbanas de Juína/MT, (escolas estaduais e municipais) possuam especialização para desenvolver aulas com alunos deficientes, se as escolas oferecem o suporte para que seja desenvolvido esse trabalho dentro das unidades. Para a realização da pesquisa foi utilizada a metodologia de pesquisa de campo quantitativa, utilizando-se de métodos bibliográficos para embasamento. O estudo apresentará a avaliação de onze (11) escolas do município, como dez (10) professores formados em Educação Física que atuam na rede pública. Nesta perspectiva foi realizada a coleta dos dados por meio de um questionário aplicado com dez (10) professores. Para a aplicação do questionário foi apresentado para a direção das escolas a carta de apresentação da pesquisa, estabelecendo que o responsável pela unidade assinasse a carta para que a pesquisa tivesse continuidade. Conclui-se com a pesquisa que nove (9) professores de Educação Física das escolas urbanas avaliadas de Juína - Mato Grosso, não possuam especialização para lecionar com alunos deficientes. Com relação às evoluções dos alunos deficientes os critérios foram estabelecidos pelos professores, sendo que oito (8) professores relatam que seus alunos possuem algum tipo de evolução, em relação aos suportes das escolas para que o professor desenvolva suas aulas, cinco (5) professores afirmam que sim e cinco (5) professores relataram que não.


Palavras-chave


Alunos deficientes; Escola; Professores de Educação Física

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