A PATOLOGIZAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS NA ESCOLA

Amanda Scarlet Ferreira Negri, Albérico Cony Cavalcanti

Resumo


O presente estudo monográfico foi realizado através de um estudo bibliográfico sobre o fenômeno da medicalização nos diagnósticos de transtornos da aprendizagem. A pesquisa procurou evidenciar o crescimento desse fenômeno, que contribui para o processo de patologização dos comportamentos relacionados às dificuldades da aprendizagem em crianças. Através da análise qualitativa, buscou-se compreender os fatores que estão relacionados a esta prática e como os autores discutem este processo e o aumento dos diagnósticos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) relacionadosàs queixas de comportamentos “desviantes” da criança no contexto de sala de aula. Para tal, foram analisados artigos, dissertações e teses entre os anos de 2012 a 2016 disponíveis nos bancos de dados SCIELO, SIBi, PePSIC e Google Acadêmico. Como resultados, o estudo também traz uma discussão entre os autores sobre os aspectos que favorecem o diagnóstico de transtornos e o uso de medicamentos cada vez mais cedo em crianças. Apesar da escassez de materiais na literatura que discutam a medicalização na infância, em suma, foi possível obter resultados satisfatórios sobre a compreensão de autores de diversas áreas como sociologia, saúde e educação, em torno dos fatores envolvidos neste processo atualmente.

Palavras-chave


Medicalização; Dificuldades de Aprendizagem; Transtornos da Aprendizagem; TDAH

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