EDUCAÇÃO FÍSICA NA OBESIDADE INFANTIL
Resumo
A obesidade infantil está crescendo muito e existem muitos fatores de risco que incluem a má alimentação, a inatividade física, o meio ambiente que a criança está inserida e a genética. Neste contexto a Educação Física pode ter um papel importante na redução e na prevenção da obesidade, os objetivos do presente trabalho foram: 1) identificar os fatores de risco para o desenvolvimento da obesidade, 2) analisar a Educação Física como um fator redutor da obesidade infantil, 3) verificar se a Educação Física previne a obesidade, e 4) verificar o papel do professor de Educação Física no combate a obesidade. Esta foi uma pesquisa literária onde foram utilizados revistas, livros e artigos, além das bases de dados consultadas MEDLINE, SCIELO e LILACS. Foram encontrados artigos em inglês, espanhol e português, destes, foram selecionados apenas 24 artigos que foram de acordo com os objetivos. Identificou-se vários fatores de risco para desenvolver a obesidade infantil e verificou-se que a Educação Física tem um papel de grande importância no combate a obesidade. Pesquisas demonstraram o fator redutor da obesidade infantil através da mudança dos indivíduos em que foram feitas as intervenções com a alimentação adequada e atividade física regularmente. Para a prevenção, verificou-se que quanto mais cedo iniciar a atividade física melhor será para ter uma vida saudável. O professor de Educação Física deve trabalhar de maneira dinâmica com seus alunos, mostrando a importância de praticar qualquer atividade física. Conclui-se que a atividade física é um fator redutor da obesidade infantil, e que ela trabalha na prevenção da mesma, sendo assim, os principais fatores de risco são a inatividade física, a alimentação inadequada, a genética e o ambiente que ele está incluído. O professor de Educação Física é importante, ele deve orientar, ampliar seus horizontes envolver seus alunos nas suas aulas.
Palavras-chave
educação física; fatores de risco; obesidade infantil e prevenção
Apontamentos
- Não há apontamentos.