A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE EM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Luana Cigerza, Genivaldo Alves da Silva

Resumo


As crianças passam por diversas etapas na infância, é necessário que esses momentos sejam acompanhados com muito cuidado e bastante cautela, pois são nas idades iniciais que se é desenvolvida a “esfera” da Psicomotricidade. Psicomotricidade é a ciência que busca fazer um elo de ligação entre o corpo e a mente nas diversas fases da vida de um indivíduo, seja ele bebê, criança, adolescente, adulto ou idoso, a mesma não é focada e/ou baseada em um quadro de maturação de desenvolvimento, porque deve-se levar em consideração o ambiente que envolve a criança e as ligações que a mesma têm com “o que” e “quem” as envolve. A Psicomotricidade busca o equilíbrio emocional e corporal, fazendo com que o indivíduo aprimore ou consiga realizar o seu desenvolvimento motor, e dentro dele, conhecer, explorar e maturar seu esquema corporal, suas etapas do desenvolvimento do esquema corporal, a imagem, coordenação, lateralidade, equilíbrio, orientação temporal, assim como função motora e tônus muscular. A Educação Física Infantil, utiliza exercícios, jogos e brincadeiras como instrumento para o desenvolvimento da Psicomotricidade, e quando trabalhada nas séries iniciais, tem um papel de grande importância na vida de uma criança, pois quando ainda pequeno é que uma pessoa consegue absorver “novos conhecimentos” com mais facilidade e exatidão. Através da prática de exercícios físicos específicos voltados a essa faixa etária, uma criança consegue desenvolver e aprimorar seus aspectos psicológicos, cognitivos e motores ao mesmo tempo. Em sala de aula, o professor necessita entender o espaço corporal e sensorial que essa criança busca, pois se o mesmo for inibido logo do início, automaticamente o levará a um bloqueio emocional, fazendo com essa criança comece a viver de maneira isolada e passe apenas a “observar o mundo”. A presente pesquisa bibliográfica, consegue mostrar que a Psicomotricidade desenvolvida e aprimorada nas aulas de educação física como ferramenta de ensino, é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento das crianças, seja no aspecto psicomotor, psicossocial ou cognitivo.

Palavras-chave


educação física infantil; psicomotricidade; desenvolvimento motor; ensino aprendizagem

Apontamentos

  • Não há apontamentos.