REVISÃO DA LITERATURA ACERCA DO USO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Marli Rodrigues da Silva, Marileide Antunes de Oliveira

Resumo


A Educação Infantil é amparada pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei n° 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, contando com alguns documentos norteadores como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. A Educação Infantil é a primeira etapa para a educação básica, dessa forma torna-se importante que os professores sejam capacitados para oferecer uma educação de qualidade. Neste trabalho procurou-se investigar o papel pedagógico do lúdico na Educação Infantil. Para tanto, utilizou-se como método a revisão de literatura, que consistiu em uma busca em bases de dados por meio de palavras-chave. O objetivo foi levantar artigos científicos nacionais que relatassem pesquisas de intervenção utilizando recursos lúdicos do recurso pedagógico no contexto da Educação Infantil. Como principal resultado encontrado neste trabalho, verificou-que, na amostra de artigos analisados, o lúdico não apresenta papel pedagógico, sendo suas funções proeminentes as de promover lazer, socialização e desenvolvimento de modo global. Uma das implicações disso é que são necessárias pesquisas futuras para avaliar de que modo o lúdico pode ser efetivamente utilizado como ferramenta favorecedora do processo de ensino-aprendizagem.

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