A LEITURA E SUA RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: O PAPEL DO PROFESSOR NA CONTAÇÃO DE HISTORIA COMO INCENTIVO AO HABITO DA LEITURA

Cleide Maria da Cruz, Fábio Bernardo Silva

Resumo


O presente trabalho é uma pesquisa de cunho bibliográfico, que tem por objetivo discutir sobre a importância que a leitura exerce na vida das pessoas. Destacam-se também os conceitos de leitura, pontuando a relação que os ambientes familiares e escolares exercem no incentivo à leitura e na vida dos que ainda estão iniciando essa prática. Os contadores de histórias e sua importância no exercício da leitura também integraram o debate, onde analisa-se a atuação deste no processo de incentivo a prática da leitura. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas, onde os dados foram coletados e analisados de forma qualitativa. Com as informações obtidas por meio da revisão bibliográfica, foi possível concluir sobre o papel da leitura no processo de ensino aprendizagem, sendo por meio de sua prática que o ser humano adquire conhecimentos, torna-se uma pessoa mais crítica e reflexiva, capaz de interferir de forma construtiva no ambiente em que vive. Verificou-se também que a Contação de histórias possui funções relevantes no incentivo a prática da leitura.

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