TECNOLOGIA DIGITAL DE REDE: COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Cintia Soares SANTOS, Fábio Bernardo da SILVA

Resumo


O presente trabalho pretende analisar alguns sites e brinquedotecas virtuais presentes nas redes como propostas educativas. A análise desse trabalho traz à luz as questões relacionadas à tecnologia de rede como proposta de aprendizagem significativa. A tecnologia digital de rede é uma ferramenta que pode ser utilizada em diversas situações. No ambiente escolar esse recurso vem ganhando espaço e facilitando o ensino e aprendizagem dos alunos. A tecnologia digital de rede é vista pelos professores e alunos como uma ferramenta lúdica, no entanto, é preciso fazer uma análise sobre o que é o lúdico na educação e como os jogos online trabalhados ludicamente poderão ajudar na aprendizagem significativa dos discentes.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de; JUNIOR, Moacyr Costa; SILVA, Ana Cleide. Brinquedoteca: Brincar para incluir 2011. Disponí­vel em: Acesso em: 10 ago. 2017.

ALTOÉ, Anair; FUGIMOTO, Sonia Maria Andreto. Computador na educação e os desafios educacionais. 2009. Disponí­vel em: Acesso em: 04 jul. 2017.

ARAUJO, Adiene Silva. Práticas educativas inovadoras com a utilização de jogos e das mí­dias na sala de aula. 2014. Disponí­vel em: 25 jul. 2017.

AUSUBEL, David P.; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. 1° ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BARBOSA, Priscila Alves; MURAROLLI Priscila Ligabó. Jogos e novas tecnologias na educação games and new Technologies in education. 2013. Disponí­vel em: < http://www.fatece.edu.br/arquivos/arquivos%20revistas/perspectiva/volume2/3.pdf> Acesso em: 03 ago. 2017.

BECKER, Fernando. O que é construtivismo? 1994. Disponí­vel em: Acesso em: 10 ago. 2017.

BITTENCOURT, João Ricardo; GIRAFFA, Lucia Maria. Modelando Ambientes de Aprendizagem Virtuais utilizando Role-Playing Games. 2003. Disponí­vel em:

SABERES DOCENTE, Juí­na/MT/Brasil, v. 4, n. 4, Jun/Dez. 2017.

Acesso em: 16 de set. 2017.

BORTOLAZZO, Sandro Faccin. Nascidos na era digital: Outros sujeitos, outra geração. 2012. Disponí­vel em: < http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/2119b.pdf> Acesso em: 06 mar. 2017.

CRUZ, Gerlaneda Conceição. A contribuição do lúdico na aprendizagem significativa em História. 2013. Disponí­vel em: Acesso em: 18 set. 2017.

DELCHIARO, Eliana. Jogos e brinquedos na infância. 2011. Disponí­vel em: < http://unipvirtual.com.br/material/2011/licenciatura/jogos_brinq_infancia/sld_3.pdf> Acesso em: 12 mar. 2017.

FRITZ, Ana Niza Dias. As atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem: um olhar docente. 2013. 46 páginas. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. Disponí­vel em: Acesso em: 20 ago.2017.

GONÇALVES, Marise Matos. Brinquedoteca virtual escolar. Possí­vel aproximação da criança ao brincar e a aprendizagem. Florianópolis: UFSC, 2009. 130 f. Dissertação(Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento)-Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,2009.

GUSSO, Sandra de Fátima Kruger; SCHUARTZ, Maria Antonia. A criança e o lúdico: A importância do “brincarâ€. 2005. Disponí­vel em: Acesso em: 04 jun. 2017.

MALAGGI, Vitor; Juliano; SILVA, Tonezer da; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. Apropriação de recursos tecnológicos em conjunto com sistemas didáticos baseados em projetos. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.2 AGOSTO 2011. Disponí­vel em: Acesso em: 01 jun. 2017.

SABERES DOCENTE, Juí­na/MT/Brasil, v. 4, n. 4, Jun/Dez. 2017.

MARTINS, Ana Bela; RODRIGUES, Eloy; NUMES, Manuela Barreto. Repositórios Digitais. Disponí­vel em: Acesso em: 25 out. 2017.

MAYRINK, Mônica Ferreira; GREGOLIN, Isadora Valencise. Linguagem, educação e virtualidade. 2009. Disponí­vel em: < http://static.scielo.org/scielobooks/px29p/pdf/soto-9788579830174.pdf> Acesso em: 07jun. 2017.

MOLIN, Suênia Izabel Lino. Novas tecnologias na educação: transformações da prática pedagógica no discurso do professor. 2010. 132 f. Disponí­vel em: Acesso em:06 jun. 2017.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa crí­tica. Disponí­vel em: Acesso em: 27 out. 2017.

SAVI, Rafael; DRA, Vania Ribas Ulbricht. Jogos digitais educacionais: benefí­cios e desafios. 02 abr. 2017. Disponí­vel em: Acesso em: 02 de Fev. 2017.

SCHUCK, Franciane Escobar; OESTERREICH, Frankiele. Os jogos educacionais como ferramenta nas aulas de Lí­ngua Portuguesa. Disponí­vel em: Acesso em: 04 jun.2017.

SILVA, Edi Ronei Anacleto da. Cabra cega, amarelinha, peteca e pipa: Por meio do lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Disponí­vel em: http://biblioteca.ajes.edu.br/arquivos/monografia_20160709113331.pdf> Acesso em: 01 abr. 2017.

SABERES DOCENTE, Juí­na/MT/Brasil, v. 4, n. 4, Jun/Dez. 2017.

SILVA, Maria da Glória Silva e. Psicologia da educação I. 2007. Disponí­vel em: Acesso em: 25 mar. 2017.

SILVA, Sani de Carvalho Rutz; SCHIRLO, Ana Cristina. Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel: reflexões para o ensino de fí­sica ante a nova realidade social. Revista: Imagens da Educação, v. 4, n. 1, p. 36-42, 2014 Disponí­vel em: Acesso em: 27 abr. 2017.

SIQUEIRA, Marli Aparecida da Silva. Monografias e Teses das normas ao projeto de pesquisa. 2.ed. Brasí­lia: Consulex, 2013.

SOFFA, Marilice Mugnaini; TORRES, Patrí­cia Lupio. O processo ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias da informação e comunicação na formação de professores on-line. 2009. Disponí­vel em:

Acesso em: 05 jun. 2017.

SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena M.C. das S.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes (org.). Campina Grande: EDUEPB, 2001. Tecnologias Digitais na educação. Disponí­vel em: Acesso em: 04 jun. 2017. SOUZA, Andréia Dias de. PINTOR; Célio Fernando Nogueira Del; FREITAS, Daniel de Araújo; JUNIOR, Elias Ignácio Leite; OLIVEIRA, Michela Roberta de; NEVES, Odair Gonçalves. Poluição visual. 2012. Disponí­vel em: Acesso em: 25 out. 2017.

VENDRUSCOLO, Franciele; DIAS, Jonathan A; BERNARDI, Giliane; CASSAL, Marcos L. Escola TRI-Legal - Um Ambiente Virtual como Ferramenta de Apoio ao Ensino Fundamental através de Jogos Educacionais. 2005. Disponí­vel em: Acesso em: 24 fev. 2017.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; MATOS, Elizete Lúcia Moreira. As TICs como aliadas da proposta de trabalho interdisciplinar. 2008. Disponí­vel em: Acesso em: 25 fev. 2017.

WETTMANN, Eva Maria; FAGUNDES, Elizabeth Macedo. Brinquedoteca: que espaço é esse? 2009. Disponí­vel em: Acesso em: 02 set 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.