EAD E AVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS NÃO DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Priscila Tavares Oliveira BERNARDO

Resumo


Este trabalho proporcionou formação continuada para profissionais não docentes da Educação Básica de Escolas Públicas (Estaduais e Municipais) do município de Juina/MT, abordou a temática Educação e Saúde na Escola como fatores protetivos para o risco do uso de substâncias psicoativas entre estudantes. Objetiva exprimir a relevância de atuação desses profissionais, que mesmo não trabalhando em sala de aula com estudantes, atuam como educadores no espaço escolar e assim no exercício de suas atribuições desempenham um papel de responsabilidade social e educacional fundamental na vida acadêmica dos alunos. Como metodologia trabalhou-se um curso formativo com carga horária de 40 horas, no qual, foram computadas 18 horas presenciais e 22 horas desenvolvidas nas instituições dos profissionais inscritos, configurando a categoria da educação à distância – EAD, onde houve a construção de um projeto pedagógico com atividades complementares, desenvolvido e aplicado pelos profissionais não docentes. Para tanto, cabe salientar que, é objeto de avaliação da disciplina Ambientes virtuais de aprendizagem do programa de pós graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES. Assim, utilizou-se como ferramenta a plataforma de ambiente virtual de aprendizagem – AVA, disponibilizada pela Universidade, onde os alunos tinham acesso ao material disponibilizado durante todo o curso. Os recursos de avaliação foram o acesso a plataforma para responder ao fórum a postagem dos projetos e a apresentação final de todo o desenvolvimento e execução das atividades de cada instituição de ensino.

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Referências


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