A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS

Mayara Rossi, Thatty Taiane da Silva Moura, Elenice Ribeiro de Sousa, Elizimari de Queiroz Sobrinho, Janaína Patricia de Souza e Silva, Julio Cezar Zaniolo de Almeida, Luzia Freitas Cordeiro, Rosana Magalhães da Silva, Sandra Regina Medeiros Oliveira

Resumo


O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, de natureza básica, que traz uma reflexão teórica sobre o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa para crianças, com enfoque na importância do lúdico como abordagem facilitadora desse processo. A análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016). O objetivo deste trabalho é analisar a importância das atividades lúdicas e suas contribuições no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança no ensino de língua inglesa, além de refletir sobre a infância, as brincadeiras e o lúdico na formação dos estudantes. Como resultado, apontamos que o brincar é uma importante forma de comunicação e aprendizagem, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano e assim facilita o aprender do inglês no seu dia a dia. A inserção do lúdico como metodologia no ensino da língua inglesa desperta nos alunos o interesse em aprender e facilita o processo de ensino. A ludicidade permite que as crianças tenham um olhar diferenciado para as aulas de inglês, através de dinâmicas como: músicas, vídeos, jogos, brincadeiras, recortes de revistas, entre outros.

Palavras-chave


Ensino e Aprendizagem; Crianças; Jogos e Brincadeiras; Língua inglesa; Ludicidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Celso. O Jogo e a educação infantil: Falar e dizer olhar e ver, escutar e ouvir. Petrópolis: Vozes, 2014.

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1981.

AUGUSTO, Cleiciele Albuquerque et al. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011). Rev. Econ. Sociol. Rural, v. 51, n. 4, p. 745-764, 2013. Disponível: https://www.scielo.br/j/resr/a/zYRKvNGKXjbDHtWhqjxMyZQ/abstract/?lang=pt . Acesso em: 10 maio 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BROUGERÉ, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1995.

CRESWEL, John Ward. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas, São Paulo, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2019.

KRAMER, Sonia. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie: Direitos Humanos na Sala de Aula. Rio de Janeiro: Novamerica, 2005.

MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Atividades lúdicas para Educação Infantil: conceitos, orientações e práticas. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

PIAGET, Jean. A Construção do real na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1970.

PIAGET, Jean. A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1971.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1974.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1976a.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro, Zahar, 1976b.

ROSSI et al. A importância da relação entre a família e a escola para o aprendizado da criança. Revista Saberes Docentes, v. 5, n. 9, p. 65-82, 2020. Disponível em: https://revista.ajes.edu.br/index.php/rsd/article/view/332/291 . Acesso em: 08 jul. 2021.

VYGOTSKY, Lev. A Formação Social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superior. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

SCHUTZS, Ricardo. Motivação e desmotivação no aprendizado de Línguas. 2014. Disponível em: https://www.sk.com.br/sk-motiv.html . Acesso em: 07 jul. 2021.

SCHUTZS, Ricardo. A idade e o aprendizado de Línguas. 2019. Disponível em: https://www.sk.com.br/sk-apre2.html . Acesso em: 06 jul. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.