EDUCAÇÃO SEXUAL NUMA ABORDAGEM EM ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
É possível uma metodologia de prática pedagógica em Educação Sexual (ES) num formato de Alfabetização Científica (AC)? Com esta questão proposta, objetiva-se deslocar o biologicismo do currículo da educação básica, sobretudo, dos Livros Didáticos do Ensino de Ciências, para em seu lugar colocar uma scientia sexualis “invertida” – Michel Foucault – ou seja, colocar no lugar do biologicismo um “contra operante” ao dispositivo geral de sexualidade. Essa aproximação teórica permitiu a construção de um novo conceito de ES. De metodologia bibliográfica, o estudo apresenta, enfim, uma proposta de formação e de práticas pedagógicas em ES ancoradas numa abordagem de AC chassotiana. Os resultados do estudo teórico apontam três possibilidades de aproximação da ES com a AC: 1) a inserção de uma cientificidade “nova”, no âmbito dos estudos sobre sexualidade, gênero, direitos humanos, linguagens, corpos, interculturalidade, etc.; 2) um projeto de transformação científico-educacional, social e político, para além dos corpos e para além dos seus “controles” e suas “proibições”; 3) a utopia (não-lugar) da formação de Educadores(as) Sexuais, em curto prazo, num foco “científico-social-integrador”. Todas estas três possibilidades estão articuladas pela definição de ES construída no artigo sob a scientia sexualis “invertida” e proposta como aplicação nas bases da AC chassotiana. A conclusão do estudo é o incentivo de pesquisas por pesquisadores(as) iniciantes, desde a Iniciação Científica, em cursos de graduação, em especial, licenciaturas, com a finalidade de formalizar estas aproximações construídas nesse texto e prosseguir o avanço da produção de conhecimentos em Educação Sexual.Educação sexual. Alfabetização científica. Foucault.
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PDFReferências
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