ESTUDO SOBRE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE JUÍNA-MT

Thaisa Olivate Dalle Luque

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar no município de Juína-MT os espaços não formais que o profissional de Educação Física pode utilizar para a prática da Educação Física escolar. Buscou-se também fazer um levantamento histórico do processo de implantação da Educação Física nas escolas brasileiras, com vistas a compreender como a Educação Física está sendo abordada nos documentos oficiais. Observou-se nas legislações que ainda falta muito para que a Educação Física consiga seu espaço como disciplina escolar. Hoje há uma busca por alternativas que contribuam para o desenvolvimento da melhoria das aulas de Educação Física e para o processo de formação de educandos de diferentes fases da Educação Básica, por isso foi feito um levantamento dos espaços não formais do município de Juína- MT. Os espaços não formais possibilitam diferentes práticas da cultura corporal de movimento, possibilitando ao aluno uma visão crítica das diferentes atividades físicas e de sua utilização na sociedade que tiver inserido. Esta pesquisa mostrou que a Educação Física dispõe de amplos espaços não formais na cidade de Juiná-MT para suas aulas práticas, fazendo com que o profissional de Educação Física possa proporcionar aos seus alunos um grande número de atividades, ampliando assim a cultura corporal de movimento do educando. A pesquisa constitui-se como bibliográfica, uma vez que analisa documentos oficiais e outras publicações relacionadas ao tema. Esta pesquisa tornou-se pioneira no levantamento de dados de espaços não formais no município de Juína-MT, o que poderá contribuir para a prática pedagógica de diferentes disciplinas do currículo escolar.

Palavras-chave


Educação Física; Espaços Não Formais; Disciplina, Educando.

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