OS JOGOS COOPERATIVOS COMO RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Mizael Calizario

Resumo


A presente pesquisa faz uma reflexão sobre os jogos cooperativos e sua importância para o desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais como recurso didático- pedagógico para as aulas de Educação Física. O objetivo geral é analisar as possíveis contribuições dos jogos cooperativos como ferramenta didática e pedagógica no processo de formação dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Visto que a atual sociedade está voltada à competitividade, tanto no meio profissional quanto social, se faz necessário desenvolver atividades com as crianças nas escolas que busquem melhorar sua qualidade de vida e suas relações, promovendo a inclusão e a colaboração de todos e visando à coletividade. Para a realização deste estudo, utilizou-se como metodologia a pesquisa com caráter bibliográfico, sendo os resultados analisados com base nas discussões apresentadas por autores como Silva (2014), Palmieri (2015) e Comparin (2015), que se basearam nas propostas elaboradas por autores mais antigos, como Orlik (1998), Brotto (2002) e Soler (2005). Em parte, conclui-se que os jogos cooperativos são possibilidades ativas que permitem ações conjuntas de alunos e professores, com vistas a obter melhorias no meio social e pessoal, promovendo o respeito, a criatividade, a socialização, a colaboração e a cooperação.

Palavras-chave


Jogos Cooperativos; Educação; Cooperação.

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