A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO FUTEBOL NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
O futebol tem um bom propósito de ensino para a formação de um indivíduo na sociedade e no desenvolvimento motor, psíquico e social. Com base nisso, este trabalho apresenta a história do futebol no mundo e no Brasil, desde seus primórdios até os dias de hoje, em que é considerado uma profissão. Esse esporte tem ainda o poder de socializar indivíduos, formando amizades, grupo de pessoas que participam e acompanham os jogos. No contexto escolar, o futebol tem grande relevância, visto que o professor pode usá-lo como uma ferramenta de trabalho em suas aulas de Educação Física, aplicando assim formas de inclusão e auxiliando o comportamento dos alunos perante um grupo de pessoas de diferentes personalidades, preparando-os para viver em sociedade, aprendendo assim a respeitar regras e ao próximo e combatendo preconceitos e indiferenças. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, uma vez que foram utilizados como base artigos, teses, livros e sites acadêmicos, tais como Scielo e Google acadêmico, envolvendo sempre o tema futebol de campo, buscando entender a importância da prática do futebol de campo no Ensino Fundamental – Anos Finais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
SUFI, Maurício. A visão de professores e dirigentes sobre o papel do professor de educação física no Ensino Médio. Monografias Brasil Escola, [S.d.]. Disponível em: . Acesso em: 15 de agosto de 2019.
AMORIM, C. E. N. et al. Razões e justificativas para o descrédito do professor e da disciplina educação física em escolas estaduais. Estudo de caso. Efdeportes.com, Buenos Aires, ano 10,
n. 77, 2004. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Cidadania. Esporte lazer e desenvolvimento humano. Brasília, DF, 2004. Disponível em:
. Acesso em: 10 out. 2019.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2002.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL (CBF). Sobre a CBF. 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2019.
COSTA, L. P. Educação física e esporte não formais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1988.
FÁVERO, P. M. A geopolítica do futebol. In: CONGRESSO BRASILEIRO DOS GEÓGRAFOS, 6º, 2004. Anais [...], Goiânia, 2004.
FRANCO JR., H. A dança dos deuses: futebol, cultura e sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
FRANCO, G. História do Futebol. Brasil Escola, 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2019.
FREIRE, N. M. A ciência por dentro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
HELAL, R.; SOARES, A.; LOVISOLO, H. A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 1997.
HURTADO, J. G. G. M. O ensino da Educação Física: uma abordagem didático- metodológica. 3. ed. Porto Alegre: Prodil, 1988.
MARTINS, R. M. Por que no Brasil a modalidade esportiva do bodyboarding não evolui? Efdeportes.com, Buenos Aires, ano 13, n. 126, 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2019.
MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação física infantil: construindo o movimento na escola. Guarulhos: Phorte Editora, 1999.
MENDES, T. A. O ensino de futebol na Educação Física escolar, de acordo com os autores. 2013. 21 f. Monografia (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
MOREIRA, D. A. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
NEGRINE, A. O ensino da Educação Física. 2. ed. Rio de Janeiro: Globo, 1977.
OLIVEIRA, A. F. Origem do futebol na Inglaterra no Brasil. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 4, n. 13, p. 170-174, 2014.
PARANÁ. Secretaria da Educação do Paraná. Qual é a origem do Futebol? [2010]. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2019.
RODRIGUES FILHO, M. O negro no futebol brasileiro. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional do professor. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. 2. ed. Lisboa: Porto, 1995. p. 63-92.
SANTOS, R. Futebol no Brasil. Revista Brasileira de Futebol, São Paulo, v. 1, n. 10, p. 98- 112, 2015.
UNZELTE, C. O livro de ouro do futebol. São Paulo: Ediouro, 2002.
Apontamentos
- Não há apontamentos.