APROXIMAÇÕES ENTRE UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA E A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE GÉRARD VERGNAUD

Ricardo Soares Melo, Ítalo Brener Carvalho

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar as contribuições do pesquisador Gerard Vergnaud para fundamentação de elementos constitutivos do processo de ensino e aprendizagem as contribuições de Piaget e Vigostisky. Segundo os relatórios do Senso Escolar de 2015 a 2017 e 2019, a dificuldade e distorção Idade-série com conteúdos relacionados à Matemática foram os pontos de partida da investigação. Contribuindo para discussão deste problema três correntes epistemológicas: (a) empirismo, (b) inatismo e (c) interacionismo serão retratadas. Para tanto, metodologicamente foi apresentada uma revisão das práticas do ensino da matemática financeira, da utilização de Tecnologias Integradas de Comunicação (TICS) a teoria de campos conceituais de Vergnaud. A partir da pesquisa realizada constatou-se que, conforme a teoria dos campos conceituais sugere a aprendizagem dos conceitos relacionados à matemática financeira, quando são colocados em situações e esquemas distintos dos utilizados no cotidiano escolar, por meio do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação desde que aplicadas na Educação Básica o tripé de formação: (1) planejamento de aula (2) aplicação em sala e (3) verificação de aprendizagem promovem conhecimentos dos professores de matemática, a implementação de uma prática pedagógica inovadora que contempla um papel ativo do aluno no processo de aprendizagem.


Palavras-chave


Educação Matemática; Matemática Financeira; Teoria dos campos conceituais; Teoria da negociação de significados.

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