O ESPAÇO FÍSICO EM SALA DE AULA E AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM REPENSAR NECESSÁRIO

Claudia Nakanichi, Débora Inácia Ribeiro

Resumo


Este estudo teve como objetivo pontuar a necessidade de se repensar a estruturação dos sistemas educacionais no tocante à gestão de sala de aula e à gestão do aprendizado para atender aos alunos com deficiência que hoje frequentam a escola regular do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica pautou-se nos autores expoentes da área e em pesquisas correlatas ao tema. A investigação adotou a abordagem qualitativa com objetivo descritivo. Os resultados apontaram que são muitas as hesitações e incertezas que perpassam a reestruturação dos sistemas educacionais, desde a gestão de sala de aula à gestão do aprendizado, mas a reconstrução e as mudanças advindas dos alunos com deficiência que frequentam as salas de aula regular atualmente requisitam a quebra do currículo padrão e de adaptações curriculares para atender a contento um público com necessidades educacionais especiais, além de um trabalho articulado entre o professor de ensino regular e o professor da Educação Especial . Diante disso, a gestão da sala de aula, do conhecimento, do espaço físico de sala, todos esses elementos devem ser revistos, adaptados, modificados com a participação de todos os atores do cenário escolar a fim de que os alunos, sejam educandos com deficiência ou não, avancem em seu processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Adaptações curriculares; Alunos com deficiência; Escola regular; Ensino Fundamental; Necessidades educacionais especiais.

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