PESQUISAS SOBRE OS SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ANÁLISE ACERCA DO ESTADO DA ARTE E DIREÇÕES FUTURAS DE UM CAMPO EM DESENVOLVIMENTO
Resumo
Nas últimas décadas, em diversos países nos quais o movimento pela profissionalização do ensino apresenta pressupostos consolidados, têm ocorrido um aumento nas produções científicas cuja temática perpassa os saberes que se constituem como base da profissão docente. No Brasil, apesar da influência de parte da literatura internacional sobre esse tema, são ainda escassos os estudos que apresentam análises acerca do que tem sido produzido a esse respeito no país. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar a temática dos saberes docentes a partir da investigação sobre o estado da produção acadêmica em revistas científicas publicadas no Brasil no campo educativo. Buscou-se analisar quantitativa e qualitativamente, apresentando possíveis direcionamentos com relação ao que vem sendo produzido sobre os saberes dos professores em língua portuguesa. Para isso, analisou-se a produção científica sobre os saberes docentes tendo como fonte a base de dados Scielo, dentro do recorte temporal os últimos 18 anos (2001-2019). Como principais resultados, encontrou-se que um total de 59 produções, o que corresponde à 4,25% do total de trabalhos produzidos pelas revistas com ao menos uma publicação sobre essa temática. Dessa forma, conclui-se que se trata de uma produção ainda fragmentada e heterogênea em comparação às diferentes áreas de conhecimento, sendo necessário um maior número de produções sobre os saberes docentes no Brasil, especialmente nas temáticas emergentes que necessitam de maior compreensão e que podem contribuir para a consolidação dessa área de investigação, pesquisa e intervenção.
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PDFReferências
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