UM OLHAR SOB A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO FORMATO DO ENSINO MÉDIO NO VALE DO JURUENA

Edmar Fonseca das Neves

Resumo


A Lei 13.415/2017 que alterou a LDB do Ensino Médio e o fim do Fundeb são pautados por um olhar sócio político e sócio econômico referente à situação no qual a Educação do Brasil se encontra. E devido a isso, o presente artigo trás um olhar do novo formato do Ensino Médio, em uma revisão bibliográfica de artigos, livros, periódicos e jornais digitais. Em um breve histórico é apontada a Educação Física desde quando foi inserida até a permanência obrigatória no Novo Ensino Médio pela BNCC; observando a proposta de uma continuidade pedagógica serial do Ensino Fundamental, em confronto de ideias históricas e concepções pedagógicas. Ao contextualizar a Educação Física neste processo de reforma é visto que a conjuntura política trás desafios para dentro e fora da Escola. A administração pública é apontada por ter investido menos que a média adequada na Educação; e aponta-se os possíveis impactos da reforma na Vale do Juruena

Texto completo:

PDF

Referências


__. CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO A EDUCAÇÃO. O CAQUI e o CAQ no PNE: quanto custa a educação pública de qualidade no Brasil? São Paulo, 2018.

__. GOVERNO DO MATO GROSO. Gestão - Entenda a crise financeira de Mato Grosso. Impressa. 21/05/2016. Disponível em: http://www.mt.gov.br/-/4206562-entenda-a-crise-financeira-de-mato-grosso Acessado em: dezembro 2019.

__. GOVERNO DO MATO GROSSO. Aumento de 40% _ Salários da rede estadual de MT estão entre os maiores do Brasil. Imprensa. 23/06/2017. Disponível em: http://www.mt.gov.br/-/7704346-salarios-da-rede-estadual-de-mt-estao-entre-os-maiores-do-brasil Acessado: dezembro 2019.

__. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular _Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília, 2018.

__. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em Homepage: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361 Acessado em novembro de 2019.

__.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em Homepage: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361 Acessado em novembro de 2019.

__. Novo ensino médio é uma agenda do país. Folha de São Paulo, São Paulo, 16 out. 2016b. Opinião. Tendências/Debates. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2016/10/1823103-novo-ensino-medio-e-uma-agenda-do-pais.shtml>. Acessado em: dezembro 2019.

__. SECEL-MT; Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Mato Grosso. Caderno de Encargos. Jogos Escolares da Juventude-2019.

__. SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO MATO GROSSO. Plano Estadual de Educação. Fórum Estadual de Educação do Mato Groso. 2006-2016.

__. SEDUC-MT. Assessorias Pedagógicas. Disponível em: http://www2.seduc.mt.gov.br/documents/8125245/9456293/1945_assessorias_pedagogicas.pdf/1cdee590-be1d-8fb4-57be-fcd7078df1ac . Acessado em: dezembro 2019.

__. SEDUC-MT. Legislação. Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso. Disponível em: http://www2.seduc.mt.gov.br/legislacao . Acessado em: dezembro 2019.

__. SEDUC-PE; Ensino Médio: Desafios e Perspectivas. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/Pernambuco/23052019_Novo_Ensino_M%C3%A9dio.pdf. Acessado em: dezembro 2019.

__. UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores: módulos de padrão de competências. Paris: Unesco, 2006. Disponível em:. Acesso em novembro 2019.

ALVES, R.O.T.; História da Educação Física e dos Esportes. Editora:Unimontes. 2013.

AGÊNCIA SENADO. Senado aprova em comissão carga horária mínima de duas horas de Educação Física por semana. Disponível em: https://romario.org/noticias/senado-aprova-em-comissao-carga-horaria-minima-de-2-horas-de-educacao-fisica-por-semana/. Acessado em: dezembro 2019.

AMORIM, F.; PEC do teto é aprovada em votação final e congela gastos por 20 anos. Política. 13/12/2016. UOL Notícias. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/12/13/pec-que-congela-gastos-do-governo-por-20-anos-e-aprovada-em-votacao-final.htm Acessado em: dezembro 2019.

BASTOS, M.C.P.; FERREIRA, D.V. Metodologia científica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Presidência da República – Casa Civil – Subchefia de Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acessado em: dezembro de 2019.

CALÇADE,P; MENEZES, L.F. Quanto custa um aluno? Site Nova Escola, 2018. Disponível em:https://novaescola.org.br/conteudo/11890/quanto-custa-um-aluno-no-brasil Acessado em novembro 2019.

CONFEF._ Legislação. Portaria nº1785/2016-SEEC/GS – NATAL/RN. Disponível em: http://confef.org.br/confef/legislacao/177 . Acesso em: dezembro 2019.

CONFEF._ Regulamentação da Educação Física no Brasil. Disponível em: https://www.confef.org.br/confef/conteudo/16 . Acesso em: dezembro 2019.

CORRÊA, A.F.; Anuário da Educação _ De cada 100 estudantes, 66 concluem o ensino médio em MT, veja. Jornal Gazeta Digital _ Cidades. 27/06/2019. Disponível em: https://www.gazetadigital.com.br/editorias/cidades/de-cada-100-estudantes-66-concluem-ensino-mdio-em-mt-veja/582604 Acessado em: dezembro 2019.

GAZETA DIGITAL. Itinerários formativo_Empreendedorismo e investigação científica farão parte do ensino médio. Jornal Gazeta Digital _ Brasil. 08/04/2019. Disponível em: https://www.gazetadigital.com.br/editorias/brasil/empreendedorismo-e-investigao-cientfica-faro-parte-do-ensino-mdio/574379 Acessado em: dezembro 2019.

GILÓ, N.; DOEDERLEIN, N.; Conselho diz que é o fim do Fundeb vai inviabilizar a educação básica. Câmara dos Deputados. Educação, Cultura e Esportes. 25/10/2019. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/604515-conselho-diz-que-fim-do-fundeb-vai-inviabilizar-a-educacao-basica/ Acessado em: dezembro 2019.

G1MT. MT. Deputado de Mato Grosso apresenta projeto para regulamentar educação domiciliar de crianças e adolescentes. Portal G1. Mato Groso. 24/11/2019. Disponível em: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/11/24/deputado-de-mt-apresenta-projeto-para-regulamentar-educacao-domiciliar-de-criancas-e-adolescentes.ghtml Acessado: dezembro de 2019.

G1MT. MT tem maior percentual de analfabetos do Centro Oeste; taxa estadual é maior que a nacional. Portal G1, Mato Grosso. 21/06/2019. Disponível em: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/06/21/mt-tem-maior-percentual-de-analfabetos-do-centro-oeste-taxa-estadual-e-maior-que-a-nacional.ghtml Acessado em: dezembro 2019.

G1MT. No “vermelho”, MT faz parte da lista de 7 estados que vão começar o ano em crise financeira. Portal G1, Mato Grosso. 12/12/2018. Disponível em: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2018/12/14/no-vermelho-mt-faz-parte-da-lista-dos-6-estados-que-vao-comecar-o-ano-em-crise-financeira.ghtml Acessado em 2019.

KNOPLOCH, C.; Temer corta um terço do investimento e metade dos beneficiados perdem bolsa atleta. O GLOBLO Esportes. 28/12/2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/esportes/temer-corta-um-terco-do-investimento-metade-dos-beneficiados-perdem-bolsa-atleta-23332993 Acessado em: dezembro 2019.

MAGALHÃES, J.C.; PRINCIVALLI, B.; Especialistas alertam para caos com possível fim do Fundeb. Jornal de Brasília. Brasil. 27/08/2019. Disponível em: https://jornaldebrasilia.com.br/brasil/especialistas-alertam-para-caos-com-possivel-fim-do-fundeb/ Acessado em: dezembro de 2019

MATTOS, L.; Escolas mudam currículo para se adaptar à reforma do Ensino Médio. Jornal Folha de São Paulo. 02/12/2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/12/escolas-mudam-curriculos-para-se-adaptar-a-reforma-do-ensino-medio.shtml Acessado em: dezembro 2019.

MELO, Z.R.; FERRAZ, O.L; O novo ensino médio e a Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.13 n.2 p.86-96, abr/jun.2007.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete ensino médio. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: . Acesso em: 04 de dez. 2019.

NOVAIS, N.R.S.; AVILA, M.A.; Análise dos recursos físicos e materiais às aulas de educação física em escolas públicas estaduais em Ilhéus, Bahia. Revista Makenzie de Educação Física – v.14, n.2, 2015,p.32-42.

PINO, R.I.; ALMEIDA, C.L.; ZUIN, A.A.S; MORAES, C.S.V.; FERRETI, C.J.; GOERGEN, P.; XIMENES, S.B.; SOUZA, S.M.Z.L.; ADRIÃO,T.; A educação no atual cenário político econômico mundial: disputa eleitoral e os retrocessos na educação. Revista Educ.Soc., Campinas, v.39, nº. 144, p.515-521, jul-set, 2018.

SARAIVA, A; MARTIS, D.; Analfabetismo na zona rural é o dobro da média nacional segundo IBGE. Valor Econômico. Brasil. 28/11/2012. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2012/11/28/analfabetismo-na-zona-rural-e-o-dobro-da-media-nacional-segundo-ibge.ghtml Acessado em: dezembro 2019.

SCACHETTI,A.L.; Mestres quase nobres_História da Educação no Brasil. Site Nova Escola, 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3442/mestres-quase-nobres acessado novembro de 2019.

SEVERO, N.A.; CARVALHO, M.J. A carência do espaço físico na Escola: implicações na prática pedagógica. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte – CONBRACE; VI Congresso Internacional de Ciência do Esporte – CONICE. Vitória – ES – Brasil. 2015

SILVA, E.S.L.; ARNT, A.N.; O acesso às escolas do campo e o transporte escolar. Trabalho de Conclusão de Curso. UNEMAT – Campus Tangará da Serra – MT. 2008. Disponível em: http://files.lecufvjm.webnode.com/200000136-6d9156e8c7/Artigo%20acesso%20as%20escolas%20do%20campo%20e%20o%20transporte%20escolar.pdf Acessado em: dezembro 2019.

SOARES, E.R.; Educação Física no Brasil: da origem até os dias atuais. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires – Año 17 – Nº169 – junho de 2012. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd169/educacao-fisica-no-brasil-da-origem.htm. Acessado em novembro 2019.

SOUZA,V.F.M; DA COSTA, L.C.A.; ANVERSA, A.L.B; MOREIRA, S.A.; Da ação pedagógica à mudança prática docente: os jogos e as brincadeiras em uma experiência com o ensino médio. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v.20, n.1, jan/mar. 2017.

TOLEDO, L.F.; Em cidades com só 1 escola, sonho de oferecer 5 “futuros” vira pesadelo. Jornal Estadão, Educação; 04/06/2017. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,em-cidades-com-so-1-escola-sonho-de-oferecer-5-futuros-vira-pesadelo,70001824465 Acessado em: dezembro 2019.

TOLEDO, L.F.; Secretários já cogitam ampliar período do ensino noturno e enviar alunos para cidades vizinhas. Jornal Estadão, Educação; 04/06/2017. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,secretarios-ja-cogitam-ampliar-periodo-do-ensino-noturno-e-enviar-alunos-para-cidades-vizinhas,70001824470 Acessado em: dezembro 2019.

TOLEDO, L.F.; Reforma do Ensino Médio esbarra em falta de estrutura e recursos. Jornal Estadão, Educação; 04/06/2017. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,reforma-do-ensino-medio-esbarra-em-falta-de-estrutura-e-recursos,70001824448 Acessado em: dezembro 2019.

UNDIME. Investimento por aluno no Brasil esta abaixo da média dos países desenvolvidos, diz estudo da OCDE. 11/09/2019. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/11-09-2019-14-54-investimento-por-aluno-no-brasil-esta-abaixo-da-media-dos-paises-desenvolvidos-diz-estudo-da-ocde Acessado em: dezembro 2019.

VECCHIOLI, D; Fim do ministério do esporte gera onda de extinção das secretarias estaduais. Blog Olhar Olímpico. Disponível em: https://olharolimpico.blogosfera.uol.com.br/2019/01/04/fim-do-ministerio-do-esporte-gera-onda-de-extincao-de-secretarias-estaduais/ Acessado em: dezembro 2019.

VENDRAMINI, C.R.; Qual futuro das escolas no campo? Educ. rev. Vol.31, nº 3. Belo Horizonte. Julho/Setembro 2015.

ZAGO,N; GALANTE, R.C.; Educação Física no Ensino Médio : concepções e reflexões. 2008. Disponível em: http://www.eefe.ufscar.br/upload/10.pdf Acessado em: dezembro 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.