A DESIGUALDADE DE GÊNERO CARACTERIZADA PELA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Patríciane Alves Arruda

Resumo


A sociedade em geral tem sua estrutura formada por um regime Patriarcal de formação, o Brasil não fica fora dessa formação social, uma vez que a desigualdade entre homem e mulher é tão marcante e podemos observá-la em vários contextos nas relações intimas e profissionais. Essa relação diferenciada exclusivamente por força do gênero tem seu inicio ainda na infância e perdura a vida toda sempre reafirmando o poder do homem sobre a mulher, uma das formas que caracteriza esse poder é o fato da violência aplicada principalmente nas relações familiares, que ocorre de várias maneiras e podem divididas em física, psicológica e moral, sexual, patrimonial, institucional, e o assédio moral e sexual. Neste trabalho faremos uma relação entre a desigualdade de gênero e a violência contra a mulher, e o os mecanismos jurídicos até hoje utilizados para coibir tal pratica, para tanto o método utilizado foi de revisão bibliográfica de estudos e artigos relacionados ao tema, o que nos possibilitou chegar ao entendimento que a desigualdade de gênero na nossa sociedade é um dos fatos gerador de violência em vários níveis contra as mulheres, e que é preciso que haja discussões constantes de empoderamento e de cidadania para coibir essa prática, e que as prerrogativas jurídicas ainda não possuem eficácia esperada, mais sem duvida é uma conquista na busca pelo fim da desigualdade.

Texto completo:

PDF

Referências


ÁVILA, Thiago André Pierobom de. Lei Maria da Penha: uma análise dos novos instrumentos de proteção às mulheres. Jus Navigandi, Teresina: 29 nov. 2007. Disponível em: . Acesso em: 29 de nov de 2015.

Bárbara Madruga da Cunha- Violência contra a mulher, direito e patriarcado: perspectivas de combate à violência de gênero. Disponível em disponível em http://www.tjse.jus.br/portaldamulher/definicao-de-violencia-contra-a-mulher acesso dia 04 de dez de 2015.

BARSTED, Leila Linhares. A violência contra as mulheres no Brasil e a convenção de Belém do Pará dez anos depois. Disponível em: www.mulheresnobrasil.org.br- acesso dia 01 de dez de 2015.

CAVALCANTI, Stela Valéria Soares de Farias. Violência Doméstica contra a mulher no Brasil. Ed. Podivm. 2ª ed. Salvador, Bahia, 2008.

COSTA, Ana Alice. Gênero, poder e empoderamento das mulheres. 2008. Disponível em: http://www.adolescencia.org.br/_pdf/Empoderamento.pdf. Acesso em: 03 de dez de 2015.

DIAS, Sandra Pereira Aparecida - Um breve Histórico da Violência Contra a Mulher. Disponível em: araretamaumulher.blogs.sapo.pt acesso em 02 de dez de 2015.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade. Vol.1: A vontade de saber. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. 13.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

Gomes da Costa, Renata, Desigualdades de gênero, poder e violência: uma análise da violência contra a mulher- Revista do PPG em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará – UECE- Pág. -79/98 – 2012.

GORDON, Pamela; WASHINGTON, Harold C. Estupro como metáfora militar na Bíblia Hebraica. In: PROFETAS a partir de uma leitura de gênero. Organização de Athalya Brenner. São Paulo: Paulinas, 2003. P.421-445.

Mapa da Violência 2015. Homicídio de mulheres no Brasil. Disponível em: http://mapadaviolencia.org.br/pdf2015/MapaViolencia2015_atual_mulheres.pdf. Acesso e 03 de dez de 2015.

MURARO, Rose Marie. A Mulher no Terceiro Milênio. 2.ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992.

PAGAN Manuela- Lei do feminicídio: entenda o que é e o que muda para a mulher- Disponível em: http://www.bolsademulher.com/ acesso dia 03 de dez de 2015.

SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

TELES, M.A.A.; MELO, M.M. O que é Violência contra a Mulher. São Paulo: Editora Brasiliense, 2002, p. 19.

Ϯϴ


Apontamentos

  • Não há apontamentos.