ATUAR E APRENDER: AQUISIÇÃO DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

João Marcos Messias Miranda, Eugênia Patricia Rocha dos Santos

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências relacionadas à aplicação dos projetos: ler e interpretar fábula, vídeo-alerta, realizados no 5º do ensino fundamental. Os projetos realizados tiveram como objetivo o desenvolvimento de espaços e instrumentos de aprendizagem no 5º do ensino fundamental, na escola municipal de Landri Sales/Piauí. Cujo foco era o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, bem como apresentar metodologias que podem contribuir para a aprendizagem dos alunos. Abamos os projetos tiveram como foco o desenvolvimento de práticas de leitura escrita, alicerçados teoricamente nos Novos Estudos de Letramento (STREET, 2014), o desenvolvimento metodológico dos projetos estava fundamentado em uma abordagem interdisciplinar priorizando os recursos possíveis no contexto da educação publica. Os resultados indicam que a aplicação de projetos é eficaz para o advento de práticas que explorem outros contexto e recursos com foco no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo o trabalho colaborativo e o protagonismo dos educandos. A possibilidade aberta pela noção de prática ecológica contribuiu para práticas baseadas na aprendizagem ativa dos educandos cujos significados devem ser compreendidos em articulação com contexto social, os objetivos pretendidos e sujeitos envolvidos. Dessa forma, o caminho proporcionado por essa abordagem contribuiu para o advento de atividades pedagógicas que ampliam o espaço escolar para além da sala de aula, e evidenciam o intercâmbio com a comunidade local.

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Referências


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