AS DIRETRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE ENGENHARIA AGRONÔMICA OU AGRONOMIA E ÀS NOVAS POSSIBILIDADES DE CURRÍCULO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Robson de Souza Silva, Orlando Dantona Albuquerque, Maria do Carmo Vieira Filha

Resumo


Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa nas estruturas curriculares prescritas e nas diretrizes curriculares dos cursos de engenharia agronômica ou agronomia, promovendo um comparativo entre as metodologias tradicionais e metodologias ativas, a fim de contextualizar a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). É uma pesquisa bibliográfica e documental dividida em quatro momentos: o primeiro, é o enfoque ao histórico dos currículos prescritos; o segundo momento foi direcionado às estruturas curriculares prescritas com delineamento no curso de Engenharia Agronômica ou Agronomia; o terceiro, coloca em exposição às ações afirmativas das novas metodologias de ensino e aprendizagem direcionada pela ABP; e por fim, o quarto momento, sugere como proposta a implementação da ABP nos cursos supracitados. Dessa forma, o resultado final aponta os modelos ABP híbrido ou parcial, como sugestão de implantação nos referidos cursos, respeitando o interesse dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


SACRISTIÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Ed 3. Porto Alegre: Artmed, 2000.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. Ed. 1. São Paulo: Cortez, 2011.

GALLAUHE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor, Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. Ed. 3. São Paulo. Phorte LTDA, 2005.

TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Ed 7. PetrópolisRJ: Vozes, 2010.

ARAÚJO, Ulisses F.; SASTRE, Genoveva. Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Mariana de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. Ed. 4. São Paulo: Atlas, 1992.

MUNHOZ, Antonio Siemsen. Aprendizagem Baseada em Problemas: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino aprendizagem. Ed 1. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

RIBEIRO, Luiz Roberto de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. Ed 1. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

DUARTE, Ercilio Ferreira. A construção do conhecimento em sala de aula. Disponível em Acessado em: 02 de setembro 2017.

Ministério da Educação, Resolução Nº 1, de 2 de Fevereiro de 2006; As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia disponível em Acessado em: 02 de setembro 2017.

Dicionário de Significados Online; disponível em Acessado em 02/09/2017


Apontamentos

  • Não há apontamentos.