AGROECOLOGIA: RELAÇÃO TEORIA PRÁTICA

Maria do Carmo Vieira Filha, Rafael Pires Pinheiro, João Victor Paiva da Silva

Resumo


O artigo é resultado de uma proposta pedagógica que aproxima teoria/prática da matriz curricular do curso Técnico em Agropecuária, Campus Conceição do Araguaia/PA. A problemática estava voltada ao modo de produção Sistema Agroflorestal e as considerações advindas de uma visita técnica a uma propriedade que pratica o manejo agroecológico, utilizou-se de um roteiro pautado na sustentabilidade socioambiental e econômica dos produtores. O percurso metodológico foram aulas teóricas, pesquisa bibliográfica, visita técnica e análise dos resultados. A visita teve como objetivo correlacionar teoria/prática, refletir sobre a importância da utilização de Sistemas Agroflorestais e/ou recuperação de áreas. Ao finalizar a pesquisa concluiu-se que o sítio visitado está de acordo com os padrões de Sistemas Agroflorestais, pois o manejo atende ao que é proposto pela Agroecologia.


Texto completo:

PDF

Referências


ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1998.110 p.

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1998. 256p.

CARDOSO, Mayara. Enxertia. Disponível em: https://www.infoescola.com/genetica/enxertia. Acesso em: 03 de jun. 2018.

GLIESSMAN, S.R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 3ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.

LEFF, E. Epistemologia Ambiental. 5ª edição rev. São Paulo: Editora Cortez, 2002. 239 p.

LIMA, Cármen Margarida Marques. A Motivação para as Aulas de Educação Física: 3º ciclo do Conselho de Santa Maria da Feira – 2010. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2018.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2ª ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: UNESCO, 2000.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de aprendizagem: a teoria e textos complementares. São Paulo: Ed da física, 2011.

NODARI, Rubens Onofre; GUERRA, Miguel Pedro. A agroecologia: estratégias de pesquisa e valores. In: Revista Estudos Avançados. vol. 2, n. 83. São Paulo, 2015.Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ea/v29n83/0103-4014-ea-29-83-00183.pdf >. Acesso em 03 de jun. 2018.

ODUM, Eugene P. Fundamentos de ecologia. 6ª ed. São Paulo, SP: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007. 820 p.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

PEREIRA, D. M. Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM VIDA: Tecnologias Ambientais. Universidade Federal de Ouro Preto, 2010. 112 P.il.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.