INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE DE NEGÓCIOS

Angelica Diniz, Antonielle Pagnussat

Resumo


O objetivo é identificar as situações que ocorrem no ambiente de negócios em que é necessário o uso da inteligência emocional, bem como, a importância de sua aplicação. Nesse sentindo, o trabalho demonstrará como a inteligência emocional torna-se uma competência importante no controle das emoções dos profissionais nos ambientes de trabalho, pois, sua utilização proporciona resolução de problemas, controle de emoções, dentre outros fatores que contribuem diretamente para resultados de um negócio, garantindo assim um ótimo relacionamento entre patrão, funcionário, clientes e fornecedores. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem de estudo quali-quantitativo, que analisa os dados se maneira descritiva, já em relação aos procedimentos técnicos a pesquisa contou com um levantamento de dados, por meio de questionário para conhecer a opinião dos participantes. A pesquisa destinou-se às pessoas que trabalham no comércio local, envolvidas na venda de produtos ou prestação de serviços, sendo requisito mínimo para participação lidar com atendimento ao público, onde é necessário o uso da inteligência emocional. Os resultados apontam que os pesquisados relacionam a inteligência emocional com as atitudes cotidianas, contudo, percebe-se a necessidade de aprimorar seu uso para melhorar a qualidade de vida e o desempenho dos trabalhadores.

Palavras-chave


Inteligência Emocional; Mundo dos Negócios; Relacionamento Interpessoal

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ANDRADE, RF; TORKOMIAN, ALV. Fatores de influência na estruturação de programas de educação empreendedora em Instituições de Ensino Superior. ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS - EGEPE, 2, 2001, Londrina. Anais... Paraná: 2001.

BARROS, Marcus Marcelo; GONZAGA, Amarildo Menezes. Empreendedorismo na Formação de Professores. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 09, 2018.

BASTOS, Adriana Teixeira; PEÑALOZA, Verônica. Educação empreendedora e inserção profissional: o perfil dos. Revista Organizações em Contexto, v. 4, pág. 143-164, 2006.

BONILHA, Eduardo; KRAKAUER, Patrícia Viveiros de Castro; PLONSKI, Guilherme Ary. Ensino vivencial de empreendedorismo inovador: estudo do programa AWC-Academic Working Capital. Inovações para o ensino e a aprendizagem, 2016.

Censo da Educação ensino superior 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022.

DA COSTA, Pedro; LOBO, Sérgio Machado; RIBEIRO, Tatiana VA. Empreendedorismo e educação empresarial. Revista de Ciências da Administração, pág. 29-09, 2006.

DE SOUSA SILVA, Carla Patrícia; DE SÁ PEREIRA, Etnny Coelho; DE CARVALHO GUIMARÃES, Jairo. EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 4, pág. 82-100, 2021.

DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

DRUDI, Igor George Borges. Universidade, conhecimento e empreendedorismo: estudo sobre ensino superior e as startups em Pedra Branca, Santa Catarina (SC). 2021.

FERNANDES, Francisco Alexandre dos Santos. Elementos de educação empreendedora nas instituições públicas federais de ensino superior do Ceará. 2021.

FERNANDES, Nicole Maset. O ensino do empreendedorismo: um estudo de caso nas áreas da saúde, exatas e humanas e Mestrado em Saúde e Educação, 2014.

GALVAN, Luciane; VILLELA, Rogério Ventura. O cenário do empreendedorismo no Brasil e a atuação dos empreendedores como gestores. Revista da Graduação, v. 2, 2015.

GARCIA, Renato; ARAÚJO, Veneziano; MASCARINI, Suelene; SILVA, Andréa O.; ASCÚA, Ruben. Empreendedorismo acadêmico no Brás. REGEPE – Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, pág. 36-63, set./dez., 2012.

GIOVANELA, Adriana et al. As características da disciplina de empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v.

LIZOTE, Suzete. A.; MIRANDA, Adriane. UE.; SILVA, Samanta. G.; GOHN, Carolina. Competências Empreendedoras: Um Estudo com Discentes do Ensino Médio. Revista de Gestão e Secretariado, v. 3, pág. 27-46, set./dez., 2020.

MANDUCA, Alexandre. O despertar dos objetos. REGIT: Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia, Itaquaquecetuba, v. 1, pág. 66-76, 2016.

MARTENS, CDP; FREITAS, H. A Influência do Ensino de Empreendedorismo nas Intenções de Direcionamento Profissional dos Estudantes. Estudo & Debate, Lajeado, vol. 15, n. 2, pág. 71-95, 2008.

MARTINS, Silvana Neumann et al. Educação empreendedora desenvolvendo o ensino superior: diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores. 2010.

MASCARENHAS, Maryana de Oliveira. A percepção dos alunos de administração sobre a promoção do empreendedorismo em uma IES. 2015. Disponível em:

MATIAS, Márcia Athayde et al. O ensino de e. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 35, pág. 63-78, 2013.

OLIVEIRA, DPR. Empreendedorismo: vocação, capacitação e atuação. São Paulo: Atlas S.A., 2014.

PAVAN, Nilara Izabel Von Fruauff. Desmitificando o empreendedorismo: a relação entre educação empreendedora, competências empreendedoras e intenção de. 2021.

PARREIRA, Pedro Miguel Santos Dinis et al. Empreendedorismo no ensino superior: estudo psicométrico da escala de oportunidades e recursos para empreender. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 4, pág. 269-278, 2017.

ROSCA, Eugênia; AGARWALB, Nivedita; BREM, Alexandre. Mulheres empreendedoras como agentes de mudança: Uma análise comparativa dos processos de empreendedorismo social e. Previsão Tecnológica e Mudança Social, n. 157, pág. 1-12, 2020.

SARAIVA, LAS; SOUZA, AM. Representações Sociais, Práticas e Desafios do Ensino de Empreendedorismo na Graduação sob a Ó. ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE – ENEPQ, 2, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: 2009.

SEBRAE. Estudo e Pesquisa/Empreendedorismo, 2015. Disponível em: .

SILVA, Júlio Eduardo Ornelas et al. Contribuições do plano de desenvolvimento institucional e do planejamento estratégico. 2013.

TESTAS, Carla Patrícia; MOREIRA, Filipa Ramos. O empreendedorismo no ensino superior. Gestão e Desenvolvimento, n. 22, pág. 139-163, 2014.

VALENCIANO SENTANIN, LH; BARBOZA, RJ. Conceitos de empreendedorismo. Revista Científica Eletrônica de Administração, v. 6, n. 4, pág. 685-693, 2005.

VERGARA, SC. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 14 ed. São Paulo: Atlas, 2013.

ZEN, Aurora Carneiro; FRACASSO, Edi Madalena. Quem é o empreendedor? As implicações de três revoluções tecnológicas na construção do termo empreendedor. BATER. Revista de Administração Mackenzie, v. 135-150, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.