A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS E PROFESSORES DE UMA FACULDADE DO INTERIOR DE MATO GROSSO

Vanusa Ferreira, Antonielle Pagnussat

Resumo


O presente trabalho analisou como se dá o ensino de empreendedorismo em uma Faculdade no interior de Mato Grosso. Nesse sentido, a pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: Qual a importância da disciplina de empreendedorismo na percepção de acadêmicos e professores de uma faculdade do interior de Mato Grosso?  Para a coleta de dados foram aplicados questionários estruturados, direcionados à alunos e professores de uma Faculdade do Interior de Mato Grosso. Para melhorar a eficiência da coleta de dados as perguntas foram adaptadas dos estudos Giovanela, et al. (2010). Os resultados desta pesquisa sublinham a relevância significativa da disciplina de empreendedorismo no contexto da formação acadêmica, conforme percebida por acadêmicos e professores em uma instituição de ensino no interior de Mato Grosso. O empreendedorismo transcende uma mera abordagem teórica, sendo considerado uma ferramenta fundamental que molda a abordagem de alunos e educadores em relação à inovação, planejamento, liderança e criação de valor. Tanto acadêmicos quanto professores concentram a visão de que o empreendedorismo é uma disciplina de relevância inquestionável. Os estudantes valorizam a criatividade, a inovação, a liderança e o planejamento como elementos centrais do empreendedorismo, monitorando sua importância no âmbito dos negócios e da inovação. A pesquisa também evidenciou que todos os professores consultados reconhecem os benefícios do empreendedorismo para o mercado de trabalho, incentivando seus alunos a se envolverem em atividades empreendedoras ao longo de sua formação acadêmica. De modo geral, esta pesquisa enfatiza o papel crucial do empreendedorismo na formação acadêmica e no desenvolvimento de habilidades essenciais para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Os resultados reforçam a importância da promoção da educação empreendedora em instituições de ensino superior e incentivam pesquisas futuras a investigar aspectos específicos do ensino de empreendedorismo e seu impacto nas carreiras dos alunos.


Palavras-chave


Empreendedorismo; Educação empreendedora; Ensino superior.

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