MODELO DOS GANSOS VOADORES: A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DO SETOR AUTOMOTIVO

Camila Corrêa Souza, Larissa Costa Monteiro Barros, Ítalo Brener Carvalho

Resumo


Esse estudo tem o objetivo de propor uma reflexão do papel do setor automotivo meio a política comercial, negociações internacionais e internacionalização de empresas. Por meio de uma metodologia de revisão integrativa os estudos dos casos do setor automotivo geraram como resultado hipóteses que devem servir como sugestão de novos estudos na área dos Negócios Internacionais. Para isso foram expostos os conceitos da estrutura: Ambiente Internacional, Países Emergentes, Indústria Automobilística e Estratégias. Na última seção é exposta a hipótese que poucas empresas de automóveis costumam sobreviver mesmo em mercados como Leste Asiático ou América Latina. Em comum as empresas do setor automotivo foram e estão organizadas, internacionalizadas e centradas em países com “modelo dos gansos voadores”. Um modelo que padroniza e gera experiência por meio de vantagens comparativas (em escala global) do "ganso líder" impondo uma crescente substituição do padrão de produção, por atividades mais intensivas em capital.


Palavras-chave


Internacionalização de empresas; Indústria automobilística; Globalização.

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