A INFLUÊNCIA DA CULTURA EM UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL COM A TURQUIA

Valéria Marinho dos Santos, Danilo de Melo Costa

Resumo


Prestes a completar 100 anos, a República da Turquia se localiza no extremo ocidental da Ásia a sudeste da Europa e sua capital é Ancara. Possui uma população de 86 milhões de habitantes, sua moeda é a lira turca, seu idioma é o turco e sua religião é islâmica. A Turquia foi escolhida para este estudo por ser um país emergente em crescimento, euroasiático e geoestratégico com tradição histórica de negociação internacional e de convívio intercultural. Este artigo aborda as negociações internacionais turcas, a partir de uma entrevista feita na Câmara de Comércio e Indústria Turco-Brasileira localizada em Belo Horizonte-MG. Os resultados demonstram como é definido a negociação internacional, o processo de negociação, o perfil do negociador e a equipe internacional, bem como a cultura, a abordagem das tradições, os costumes a as relações diplomáticas e com potencial crescimento comercial com o Brasil, Europa, Ásia, África e Oriente Médio.

Palavras-chave


Turquia, negociação internacional, comunicação, relações interculturais

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Referências


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