IGUALDADE HUMANA: Direito fundamental do cidadão

Wilson Antunes de Amorim

Resumo


A Constituição Federal Brasileira de 1988, em seu artigo 5° estabelece ʺtodos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedadeʺ. Embora a igualdade esteja implícita em nossa constituição, a igualdade nunca existiu para todos os cidadãos brasileiros. Este fato é notório, se observarmos os fatos e dados históricos publicados desde o início do Império do Brasil. O objetivo deste trabalho era o de descrever sobre a desigualdade existente no Brasil e, para tanto elaboramos um trabalho de cunho científico bibliográfico e explicativo. Pelo que foi descrito, é possível determinar que somente haverá diminuição da desigualdade no Brasil e no mundo, quando o homem tomar consciência de que ele próprio é a solução para isto e, não ficarmos esperando por ações governamentais, para que a desigualdade seja tratada como algo prioritário.


Palavras-chave


Desigualdade Social; Igualdade Humana; Direitos Humanos e Fundamentais.

Texto completo:

PDF

Referências


BONAVIDES, Paulo. A nova universalidade dos Direitos Fundamentais. Nomos – Revista do Curso de Mestrado em Direito da UFC, Fortaleza, v. 9/10, n. 1/2, 1990/1991.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: . Acesso em: 30/10/2020.

BRASIL. Lei de Execução Penal 7.210/84. Disponível https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109222/lei-de-execucao-penal-lei-7210-84acessado em 30 de outubro de 2020.

CENTRO REGIONAL DE INFORMAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS (UNRIC). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em https://unric.org/pt/declaracao-universal-dos-direitos-humanos/, Acessado em 30 de Outubro de 2020

COMPARATO, Fabio Konder. A Afirmação histórica dos direitos humanos. 4 Ed. São Paulo, Saraiva, 2005.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 2018. Disponível em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/condicoes-de-vida-desigualdade-e-pobreza.html. Acessado em 10 de novembro de 2020

MARTINS, Ives Gandra da Silva. Uma breve teoria do poder. 2ª Ed. São Paulo. Editora Revista dos Tribunais, 2011.

MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais. 4 Ed. São Paulo, Atlas, 2002

NEVES, Ernesto e COSTA, Machado da. Como a pandemia amplia a crise da desigualdade social no Brasil e no mundo. (2020) Revista Eletrônica Veja, disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/como-a-pandemia-amplia-a-crise-da-desigualdade-social-no-brasil-e-no-mundo/. Acessado em 05 de novembro de 2020.

PIOVESAN, Flavia. Direito humanos e o direito constitucional internacional. 4ª ed. São Paulo, Max Limonad, 2000.

PORFIRIO Francisco. Desigualdade social. Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/desigualdade-social.htm. 2015. Acessado em 04 de novembro de 2020.

SARLET, Ingo Wolfang. A Eficácia dos direitos fundamentais. 6ª Ed. Porto alegre. Livraria do Advogado. 2006.

___________________. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Cosntituição Federal de 1988. 3ª Ed., atual. E ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado. 2004.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 19. ed. São Paulo: Malheiros, 2000.

UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.