A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

Luana Cristina Ferreira Gonçalves, Raquel Aparecida Alves, Gevair Campos

Resumo


Este estudo teve como objetivo identificar a importância do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho é algo complexo, pois relaciona o convívio entre pessoas diferentes em um âmbito competitivo, lugar que sofre muitas mudanças. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na cidade de Unaí- MG na empresa de saneamento básico da cidade (SAAE). A pesquisa teve como objetivo saber o que o relacionamento interpessoal acarreta de forma positiva para a empresa e para os funcionários. Considerando que a forma como nos relacionamos com as pessoas é um dos fatores mais importantes no mercado de trabalho. A maneira de ser, pensar e agir influencia diretamente os relacionamentos nas empresas. Concluindo-se que o relacionamento interpessoal é uma ferramenta essencial para obter sucesso nas organizações e algo primordial nas relações humanas.


Palavras-chave


Pessoas; Relacionamento Interpessoal; Trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


BASSO, C. Qual a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho?. 2016. Disponível em:< https://crbasso.com.br/blog/qual-importancia-das-relacoes- interpessoais/>. Acesso em: mar. 2019.

BOWDITCH, J. L. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992.

CARVALHO, M. C. N. Relacionamento Interpessoal: como preservar o sujeito coletivo. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

MOSCOVICI, F. Desenvolvimento interpessoal. 3ª. ed., Rio de Janeiro: LTC, 1985.

LEITAO, S. P.; FORTUNATO, G.; FREITAS, A. S. Relacionamentos interpessoais e emoções nas organizações: uma visão biológica. Rev. Adm. Pública [online]. 2006, vol.40, n.5, pp.883-907.

MENDES, A. M. B. Aspectos psicodinâmicos da relação homem-trabalho: as contribuições de C. Dejours. Psicol. cienc. prof. vol.15 no.1-3 Brasília 1995.

DRUCKER, P. F. Fator humano e desempenho. São Paulo: Pioneira, 1981.

RIOS, Izabel Cristina. Humanização e ambiente de trabalho na visão de profissionais da saúde. Saúde soc. vol.17 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2008.

ROMÃO, C. A relação homem- trabalho. 2004. Disponível em

. Acesso em 28/05/2017.

RODRIGUES, R. R. J.; IMAI, R. Y.; FERREIRA, W. F. Um espaço para o desenvolvimento interpessoal no trabalho. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 2, p. 123-127, jul./dez. 2001.

RODRIGUES, L. O. As relações de trabalho e a sociedade. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-trabalho-futuro.htm. Acesso em 10 de março de 2019.

TOLFO, S. R.; PICCININI, V. Sentidos e significados do trabalho: explorando conceitos, variáveis e estudos empíricos brasileiros. Psicol. Soc. [online]. 2007, vol.19, n.spe, pp.38-46.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.