ESTÁGIO EVOLUTIVO DOS ARTEFATOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL – UM ESTUDO MULTICASOS EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS-MT

Angelica Bruna Moreira Andrade, Érica Sitler da Silva, Cleiva Schaurich Mativi, Sofia Ines Niveiros

Resumo


O objetivo deste estudo é identificar os estágios evolutivos dos artefatos da contabilidade gerencial em algumas empresas de Rondonópolis-MT, no ramo de postos de combustíveis. Pesquisa de caráter descritivo, foi adotado o método de estudo multicasos com abordagem qualitativa.  O método de coleta de dados ocorreu através de aplicação de questionário, elaborado a partir do referencial teórico pesquisado. No tratamento dos dados, foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo, elaborado por categorização de perguntas sobre a utilização das ferramentas, a relevância destas ferramentas e o desempenho financeiro percebidos pelos gestores. Na sequência, por meio do referencial teórico estabeleceu as categorias de análise utilizados neste estudo como: identificar os estágios evolutivos conforme pronunciamento International Management Accounting Practice 1 IMAP 1(1998). Os resultados apresentam que as principais ferramentas utilizadas são as de gerenciamento de custos, redução de desperdícios de recursos, gestão financeira eficiente, ajuda na criação de parâmetros para planejamento estratégico dentre outras. Em relação a utilização dos artefatos da contabilidade gerencial os gestores no processo de tomada de decisões notaram um ganho considerável no desempenho financeiro das empresas, identificando perspectivas favoráveis na utilização destas ferramentas.


Palavras-chave


Contabilidade gerencial; Estágios evolutivos; Tomadas de decisões.

Texto completo:

PDF

Referências


APOLLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a Produção do Conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2004.

BORINELLI, M. L. (2006). Estrutura conceitual básica de controladoria: sistematização à luz da teoria e da práxis. 2006. 352f. Tese de Doutorado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, São Paulo, 2006.

CREPALDI, Silvio Aparecido, Contabilidade Gerencial, 6 ed. São Paulo: Atlas 2012.

FRANCO, Giovana M. de Oliveira, Contabilidade gerencial: um estudo no Brasil sobre diferentes ferramentas gerenciais para diferentes necessidades, pucsp.br 2010.

GRANDE, J. F.; BEUREN, I. M. Mudanças nas práticas de Contabilidade Gerencial de empresas. Revista de Administração FACES Journal, v. 10, n. 3, p. 84-104, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade gerencial. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

INTERNATIONAL FEDERATIONS OF ACCOUNTANTS. International Management Accounting Practice 1 (IMAP1), March, 1998.

JOHNSON. H. Thomas; KAPLAN, Robert S. Contabilidade Gerencial: a restauração da relevância da contabilidade nas empresas. Rio de Janeiro: Campos, 1993.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 4. ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Atlas, 2006.

MARTINS, G. de A. Estatística geral e aplicada. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

SAMPIERI, Roberto H.; COLLADO, Carlos F.; LUCIO, Pilar B. Metodologia de pesquisa. São Paulo. MCGRAW-HILL, 2006.

SILVA, R. R. J. Artefatos da contabilidade gerencial: o perfil dos artigos publicados nos anais do Congresso Brasileiro de Custos no período de 1994 a 2013. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 21., 2014, Natal. Anais... Natal, 2014.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia cientifica. São Paulo: Pioneira 2004.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. São Paulo/ Rio de Janeiro: Atlas, 1996.

PADOVEZE, Clovis Luís. Contabilidade Gerencial. Curitiba: IESDE, 2012.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.