CONTABILIDADE AMBIENTAL: CRÍTICAS AOS CUSTOS AMBIENTAIS NA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS EMPRESAS: UM EMBASAMENTO TEÓRICO

Rodrigues Oliveira Lindomar, Fonseca Rogério Delise, Marques Jaqueline da Silva

Resumo


Os custos ambientais cada vez mais vem atraindo atenção dos empresários e contadores, pois são gastos das empresas que praticam atividade econômica que afetam o meio ambiente, tais custos, muitas vezes são negligenciados pelas empresas e não entram no processo de formação do preço da mercadoria. As organizações ainda não englobam no preço de venda das mercadorias produzidas os custos ambientais, que tais provocaram ao meio ambiente no seu processo de fabricação, deixando assim a empresa a fazer um falso preço da mercadoria e como consequência tomar prejuízo. Por ser uma aérea nova de especialização da contabilidade, a contabilidade ambiental rende muitas críticas para suas formas e definições de custos ambientais para as empresas. Esses custos muitas das vezes podem estar ocultos em etapas do processo produtivo e nem sempre são facilmente identificáveis. Com uma maior atenção ao meio ambiente, as empresas estão ainda em processo de adaptação 3as suas responsabilidades nesse novo ramo, por isso a maioria não engloba na formação do preço de venda das mercadorias os seus gastos e custos com o meio ambiente. Sendo assim o objetivo desse trabalho é esclarecer para todos o que são custos ambientais e abordar uma análise crítica sobre contabilidade ambiental e principalmente dos custos ambientais.

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Denise B. de; GIANLUPPI, Luciana Dal Forno; MALAFAIA, Guilherme C. Os custos ambientais como fator de diferenciação para as empresas. Perspectiva Econí´mica; V. 3, n, 1: 82 – 95, jan./jun. 2007 ISSN 1808- 575X.

BERGAMINI JíšNIOR, Sebastião. Contabilidade do risco ambiental. Disponí­vel em www.bndes,.gov.br/conhecimento/revista/rev1105.pdf. Acesso em: 04 out. 2007.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasí­lia, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

CAMPOS, Lucila M. de S. O processo de gestão dos custos da qualidade ambiental. Revista Brasileira de Custos. São Leopoldo, v. 1, n. 1, maio/ago. 1999.

CARVALHO, Gardênia Maria Braga de. Contabilidade ambiental – teoria e prática. Curitiba: Juruá, 2007.

EPA. Environmental Protection Agency. Disponí­vel em: www.epa.gov. acesso em: 12 nov. 2002.

HANSEN, P. E MOWEN, M.M. Gestão de custos: contabilidade e controle. São Paulo: Pioneira, 2003.

MONTEIRO, A.G. Metodologia de avaliação de custos ambientais provocados por vazamento de óleo: o estudo de caso do complexo REDUC- DTSE. Rio de Janeiro, RJ. Tese de doutorado em Planejamento Energético e Ambiental. Programa de Pós-graduação em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003.

ONU (Organização das Nações Unidas). Divisão para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Contabilidade da gestão ambiental – procedimentos e princí­pios. Nova York, 2001.

RIBEIRO, Maisa de Souza. Contabilidade ambiental. São Paulo: Saraiva, 2005.

SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. Modelo de implantação de sistemas de gestão ambiental (SGA-ISO 14001) e saúde e segurança ocupacional (OHSAS 18001): vantagens a implantação integrada – 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

SILVA, Benedito Gonçalves da. Contabilidade ambiental. Curitiba: Juruá, 2009.

TINOCO, João Eduardo Prudêncio; KRAEMER, Maria Elizabeth Pereira. Contabilidade e gestão ambiental. 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2008).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.