INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CONSTRUÇÃO PESADA

Paulo de Matos Sardinha Pinto, Naiara Fabiola Pires da Silva, Ítalo Brener Carvalho

Resumo


Este trabalho investiga o processo de Internacionalização de Empresas Brasileiras, do setor de construção civil que atuam no ramo da construção pesada. Percebe-se que a maioria das empresas adotou essa estratégia para contornar a saturação do mercado da construção civil no Brasil identificando no mercado internacional uma oportunidade de obter lucro e um maior faturamento. Por meio de uma metodologia de estudo de caso e levantamento bibliográfico, por meio da investigação das publicações que referem-se as empresas: Mendes Junior que foi uma referência nesta estratégia empresas bem como Odebrecht, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez compreender a condução do processo de internacionalização. Apesar de enfrentarem algumas dificuldades por estarem atuando em mercados diferentes do brasileiro, de modo geral essas empresas conseguiram grande sucesso em suas empreitadas fora do país. Como resultado é possível dizer que em comum estas empresas adotaram estratégias de internacionalização como uma forma de integrar-se verticalmente, de diversificar, ao formar alianças estratégicas e implementar fusões e aquisições. Entretanto, aponta-se que houve um privilégio temporal que beneficiou a expansão internacional destas empresas, cenário que após a virada do milênio é bem diferente. Exemplo disto é o planejamento estratégico, independente das circunstâncias e dificuldades que venham a enfrentar no caminho, como foi o caso da Tigre. Ao final deste artigo são apresentadas premissas como possíveis hipóteses, que relacionam a escolha da entrada (internacionalização) em mercados que fortemente dependem do acesso a fatores de produção de baixo custo, como: matéria prima, mão de obra e tecnologia, gerando economia de escala.


Palavras-chave


Internacionalização; Empresas de Construção Pesada; Negócios Internacionais

Texto completo:

PDF

Referências


CAMPOS, Pedro Henrique Pedreira. As origens da internacionalização das empresas de engenharia brasileiras. Rio de janeiro: XIII Encontro de História Anpuh-Rio, 2008

CAVUSGIL, Tamer S. KNIGHT, Gary A; RIESENBERGER, John R.; BRITTO, Ricardo P. Negócios Internacionais; estratégia, gestão e novas realidades, 2010.

DICKEN, Peter. Mudança Global: Mapeando as Novas Fronteiras Da Economia Mundial. Grupo A-Bookman, 2000.

GONÇALVES, Reinaldo. Internacionalização das empreiteiras brasileiras, corrupção e vantagem competitiva espúria. Rio de Janeiro: UFRJ-Instituto de Economia, 2017.

ODEBRECHT. História. Disponível em: < https://www.odebrecht.com/pt-br/organizacao-odebrecht/historia >. Acesso em 25/11/2019

RODRIGUES, Adriano; GOMES, Josir Simeoni. Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: O caso da Construtora Odebrecht S.A. Anpad, 2003.

SCHERER, Flavia Luciane. Negócios Internacionais: A Consolidação de Empresas Brasileiras de Construção Pesado em Mercado Externos. Belo Horizonte: UFMG, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.