AUDITORIA AMBIENTAL E A PERCEPÇÃO DO MERCADO FRENTE AOS PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Camila Alves de Moraes, Antonielle Pagnussat

Resumo


Este estudo tem como objetivo verificar as principais vertentes das pesquisas relacionadas à Sustentabilidade e Responsabilidade Social, por meio de uma revisão bibliográfica, com dados qualitativos, utilizando artigos de periódicos nacionais. Muito se discute sobre as responsabilidades que uma organização deve ter, tendo em vista que a entidade deve alinhar os interesses dos colaboradores e atender as exigências política ambiental. É perceptível como as entidades estão mudando suas estruturas em função de atitudes responsáveis, despertando maior interesse dos usuários. Logo, os acionistas passam a ter mais empenho em conhecer a real condição da entidade, deste modo, tendo ciência dos ativos e do resultado de determinada empresa. Por outro ângulo, existe ainda bloqueio das empresas em mudar seus procedimentos em prol dos aspectos ambientais, tornando principal fator dos conflitos de interesses. Para que minimizem as divergências foram criados procedimentos como a governança corporativa, que exerce a função de diminuir as oposições entre os Stakeholders. O objetivo geral é compreender a relevância de ações sustentáveis e responsáveis em uma empresa de cosméticos, sendo os objetivos específicos verificar como são realizadas as práticas sustentáveis e como tais ações impactam os resultados da empresa, correlacionar os resultados alcançados antes e depois da implementação dos padrões e normas de qualidade. A presente pesquisa buscou responder ao seguinte problema: quais os motivos que levam uma empresa a rever seus conceitos, optando por aplicar em seus procedimentos as práticas de sustentabilidade? Adotou-se nesta pesquisa o retorno sobre o ativo (ROA) como avaliação de desempenho da organização, foram utilizadas as Demonstrações Contábeis entre os anos de 2015 a 2018, evidenciando resultados significativos para a empresa Natura, nota-se que as ações empregadas aos projetos sustentáveis obtiveram resultados expressivos.

Palavras-chave


Corporativa; Conflitos; Ambiental

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