CONTABILIDADE CRIATIVA E A ÉTICA PROFISSIONAL

Jones Santos Oliveira, Roberto Francisco de Souza

Resumo


A contabilidade criativa é a manipulação de numerários que refletem nas demonstrações financeiras de uma empresa, com a finalidade de mostrar uma imagem melhorada da situação econômico-financeira da entidade. Este artigo tem como objetivo principal demonstrar elementos positivos e negativos da contabilidade criativa na gestão empresarial, bem como a participação do contador nestas situações e a sua conduta ética. Assim serão relatados alguns casos de fraudes ocorridos nos Estados Unidos e no Brasil, como o caso Enron, Worldcom, Banco Nacional, Banco Santos, Schincariol e Daslu. Será analisada a forma como as manipulações de dados contábeis ocorreram, relacionando-as com o uso da contabilidade criativa, forma pela qual a administração da empresa modifica as informações divulgadas nas demonstrações contábeis aproveitando se das omissões legais e ambiguidades contidas na forma de interpretação da legislação.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Alessandro P. Blogs. Disponível em: http://alessandropalves. blogspot.com/2009/04/contabilidade-criativa.html. Acesso em 14 set. 2010.

AGUIAR, Andson Braga de. Objetivos da Contabilidade - Uma reflexão.

Trabalho apresentado no 1º Seminário de Contabilidade - EAC/FEA/USP. São Paulo - 01 e 02 de Out. 2000.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Princípios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade. CFC: Brasília, 2000. ______ Código de ética Profissional do Contabilista. Resolução CFC Nº 803/93, de 10 Set 1996.

CONSENZA, José Paulo et al. A Auditoria da Contabilidade Criativa. Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília-DF, nº 143 - Set/Out 2003.

COSTA, Fábio M.; PIGATTO, José A. M.;LISBOA, Lázaro P. ContabilidadeCriativa. Trabalho apresentado no 1º Seminário de Contabilidade, EAC/FEA/USP. São Paulo, 01 e 02 de Out. 2000.

CVM. Instrução nº 308 de 14 de maio de 1999. Dispõe sobre o registro e o exercício da atividade de auditoria independente no âmbito do mercado de valores mobiliários, define os deveres e as responsabilidades dos administradores das entidades auditadas no relacionamento com os auditores independentes. Comissão de Valores Mobiliários, Brasília, DF, 19 mai. 1999. Disponível em: . Acesso em: 11 dez. 2010.

DA SILVA, MENEZES. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3ª Edição. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

FEA/USP, Equipe de professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Contabilidade Introdutória. 9º Edição, São Paulo: Atlas, 1998.

FRANCO, Hilário. Contabilidade Geral. 19º Edição, São Paulo: Atlas, 1977.

FUTEMA, Fabiana; LAGE, Janaína. Dinheiro: mega operação da PF prende donos da Schincariol. Folha Online, São Paulo; Rio de Janeiro, jun. 2005. Localizado em: . Acesso em: 11.dez. 2010

HENDRIKSEN, Eldon S.; van BREDA, Michael F. Teoria da contabilidade.

Tradução de Antônio Zoretto Sanvincent. 5º Edição, São Paulo: Atlas, 1999.

GOMES, Olavo Pereira. Contabilidade Criativa: Aspectos éticos, de Análise de Balanços e de Auditoria. Trabalho apresentado na Universidade de Brasília - UNB. Outubro/Novembro de 2003.

LISBOA, Lázaro Plácido. ética Geral e Profissional em Contabilidade. 2ª Edição, São Paulo: Atlas, 1997.

KRAEMER, Maria Elisabeth. A Maquiagem das Demonstrações Contábeis com a Contabilidade Criativa. Localizado em:

/artc_1148407599_78.doc>. Acesso em : dez.2010.

LAGE, Janaína. Dinheiro: fraudes da Schincariol envolvem exportações fictícias e notas frias. Folha Online, Rio de Janeiro, jun. 2005. Localizado em: . Acesso em: 11.dez.2010.

MORAIS, Aline Aragão de. Profissional Contábil: Uma Reflexão ética.

Monografia (graduação em Ciências Contábeis), Centro Universitário de Brasília - UNICEUB. Maio de 2004.

REDAÇÃO VEJA. Economia e negócios: o golpe do balanço fraudado. Veja, set. 2003. Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/em_dia/nacional_capa1.html>. Acesso em: 11 dez.2010

SANTOS, Ariovaldo dos; GUEVARA, Ivan Ricardo. Contabilidade Criativa e Responsabilidade dos Auditores. Revista Contabilidade & Finanças. USP, São Paulo, nº 32 - Mai/Ago de 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.