A INFLUÊNCIA DO MARKETING PESSOAL NO CRESCIMENTO PROFISSIONAL: Estudo de caso com um locutor da cidade de Juína-MT

Sandra Mendonça, Michelle Freitas

Resumo


O mundo contemporâneo fez surgir, competição em diversos setores, exigindo maior destaque na atuação profissional. Nesta perspectiva, este trabalho tem sua temática central voltada para o desenvolvimento pessoal usando o marketing, assim como as empresas utilizam o marketing como estratégia, o mesmo se aplica os aspectos da atuação profissional. Neste contexto, surge a necessidade de se entender a dinâmica relativa e subjetiva do marketing pessoal, e para isso foi realizado um estudo de caso com o apresentador e locutor João Paulo Morini, sob a justificativa, pautada na necessidade de utilização do marketing pessoal, como ferramenta estratégica de trabalho. Com objetivo de demostrar a utilização do marketing pessoal no crescimento de profissionais que trabalham como a própria imagem. Como resultados pode-se destacar que o marketing pessoal a promoção, apresentação, imagem, convivência, network e tantas outras ferramentas são fundamentais para o sucesso profissional.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, C. A. Confiança e comprometimento e sua relação com o desempenho e a intenção de recompra do varejista dentro do canal de marketing. Revista Ciências Administrativas, v. 22, n. 1, p. 100-129, 2016.

ANDRADE, M. M. Introdução a Metodologia do Trabalho Cientifico.10.ed.São Paulo: Atlas,2010.

AQUINO, S. Qual a finalidade de um currículo?. [S. l.], 2012. Disponível em: . Acesso em: 9 maio 2019.

BARTELS, R. The Identity Crisis in Marketing. Marketing Notes and Communications, v. 38, n. 4, p.73-76, 1974.

BORGES, L. O que são os 4 Ps do Marketing, Mix de Marketing ou Composto de Marketing. [S. l.], 2019. . Acesso em: 8 maio 2019.

CRUZ, P. A importância do networking. [S. l.], 2016. Disponível em: . Acesso em: 8 maio 2019.

DOIN, E. O Marketing Pessoal na sua Trajetória Profissional. IFSC, [S. l.], 2006. Disponível em: . Acesso em: 1 maio 2019.

ESPERIDIÃO, M. AVILA, R. N. P. FERNANDES, P. R. B. MARKETING PESSOAL: planejamento e estratégias para o desenvolvimento do indivíduo. INESUL, [S. l.], 2016. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2019.

FALCAO, Ciro. Por que o Marketing Pessoal é importante para a sua carreira?. [S. l.], 2015. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2019.

GENTIL, R. C. O enfermeiro não faz marketing pessoal: a história explica por quê?. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasileira, 2009. vol.62 no.6 Brasília Nov./Dec.

GESTAN. Convívio social nos dias de hoje. [S. l.], 2016. Disponível em: . Acesso em: 7 maio 2019.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 Ed. São Paulo: Atlas, 1995. hall, 2007.

GOMES, I. M. Como elaborar um plano de marketing. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2013.

Hutton, J. D., & Richardson, L. D. Healthscape: the role of the facility and physical environment on consumer attitudes, satisfaction, quality, assessments and behaviors. Health Care Management Review, 20(2). 48-61.

KOTLER, P. HAYES, T. BLOOM, P. N. marketing de serviços profissionais. 2 ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

KOTLER, P. Princípios de marketing. 12ed. – São Paulo: Pearson Prentice Paulo: Manole, 2002.

LACERDA, M. WITZKI, F. L. Marketing. Curitiba: Fael, 2015.

LANZARIN, L. J. ROSA, M. O. MARKETING PESSOAL: uma poderosa ferramenta para ser um profissional de sucesso. Semana Acadêmica: Revista Cientifica, Fortaleza, 2010. Semana Acadêmica: Revista Cientifica.

LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 4. ed. São

LOVISON, A. M. PETROLL, M. L. M. Ética na publicidade e propaganda: a visão do executivo de agências de comunicação do Rio Grande do Sul. EBAPE.BR, Rio de janeiro - RJ, 2011. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167939512011000200007〈=pt.>. Acesso em: 2 abr. 2019.

MARQUES, J. R. As redes sociais e a autopromoção. [S. l.], 2019. Disponível em: . Acesso em: 9 maio 2019.

MARQUES, J. R. Qual é o conceito de marketing pessoal. [S. l.], 2018. Disponível em: . Acesso em: 29 abr. 2019.

MELLO , A. S. SILVA, A. R. L. JUNQUILHO, G. S. Marketing pessoal nas carreiras em Instituições de Ensino Superior Privadas: do docente tradicional ao proteano. Revista Gestão & Planejamento, [S. l.], 2011. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2019.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 19.ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA NETO, P. C. Marketing Pessoal: o posicionamento pessoal através do marketing. 6ed. Fortaleza, 1999.

RUIZ, C. M. M. B. A ética como prática de subjetivação: esboço de uma ética e estética da alteridade. In: PIVATTO, P. (Org.) Ética: Crise & Perspectivas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 95-163.

STUKART, H. L. Ética e Corrupção: Os benefícios da conduta ética na vida pessoal e empresarial. São Paulo: Nobel, 2003.

TASCIN, J. C. SERVIDONI, R. Marketing Pessoal: Uma Ferramenta de Sucesso. Revista Científica Eletrônica De Administração, Garça - SP, 2005. Disponível em: . Acesso em: 7 abr. 2019.

VIEIRA, J.G.S. Metodologia da Pesquisa Científica na Prática. Curitiba: Fael, 2010.

WENZEL, N. T. A. Marketing pessoal: o desenvolvimento pessoal como diferencial do profissional do século XXI. REGENT, [S. l.], 2016. Disponível em: . Acesso em: 7 maio 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.