ANALISE DO IMPACTO DO FUNDEB NA PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DO MATO GROSSO
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo verificar se os investimentos do Fundeb estão resultando na proficiência dos alunos de ensino fundamental de anos finais da rede estadual de educação do estado de Mato Grosso. A metodologia baseou-se na pesquisa documental e exploratória, utilizando sites e artigos. O período analisado se em deu dois momentos: apreciação dos indicadores do IDEB entre 2009 e 2017 e análise dos investimentos em educação pública entre os anos de 2017 e 2019. Por fim, considerou-se que o Fundeb pode ser eficiente, mas é necessário que os recursos sejam aplicados de maneira adequada para cada município.
Texto completo:
PDFReferências
BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação cientifica.2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000.
Brasil. Banco Central do Brasil. Estatísticas, 2017. Indicadores econômicos consolidados. Disponível em . Acesso em: 22 mai. 2019.
____. Banco Central do Brasil. Estatísticas, 2018. Indicadores econômicos consolidados. Disponível em . Acesso em: 22 mai. 2019.
____. FNDE. Financiamentos, 2017. Fundeb. Dados estatísticos. Disponível em . Acesso em: 11 març. 2019.
____. FNDE. Financiamentos, 2018. Fundeb. Dados estatísticos. Disponível em . Acesso em: 11 mar. 2019.
____. FNDE. Financiamentos, 2019. Fundeb. Dados estatísticos. Disponível em . Acesso em: 11 mar. 2019.
____. IBGE.Estatísticas por Tema, 2017. Produto Interno Bruto Disponível em: . Acesso em: 5 maio 2019.
____. INEP. Educação Basica, 2017. INEP em: . Acesso em: 7. mar. 2019.
____. INEP. Página inicial, 2018. Noticias em: . Acesso em: 22 maio 2019.
CAMPOS, Bruno Cesar; CRUZ, Breno de Paula Andrade. Impactos do Fundeb sobre a qualidade do ensino básico público: uma análise para os municípios do estado do Rio de Janeiro. Revista Administração Pública. v. 43, n. 2, 2009. Disponível em . Acesso em: 06 abr. 2019.
LEITE, Felipe Diniz; SILVA, Rubicleis Gomes da; SILVEIRA, Iara Maiara; LIMA, Rennan Biths de Lima. Avaliação do efeito do fundeb sobre a proficiência em matemática dos alunos do ensino médio no estado do Amazonas. Revista de Estudos Sociais. v. 19 n. 39, 2017. Disponível em Acesso em: 12 maio 2019.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, analise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
MENDES, Danielle Cristina de Brito. Fundeb: avanços e limites no financiamento da educação basica no brasil. Reveduc. v. 6, n. 2. 2010. Disponível em . Acesso em: 22 abr. 2019.
OLIVEIRA, Antonio Benedito da Silva; SCHOLZ, Luiz Fernando de Barros. Investimentos em educação tem como resultado uma população mais prepara para uma era fundamentada na inovação. Redeca, v. 1. n. 2. 2014. Disponível em . Acesso em 12 maio 2019.
PERES, Alexandre José de Souza; VIDAL, Eloisa Maria. Em aberto: o Fundeb em perspectiva, v. 28. n. 93. Brasília: INEP/MEC, 2015.
____. PNUD, Desenvolvimento Humano e IDH, 2010. Rankings. IDH Municípios 2010.Disponível em . Acesso em: 04 maio 2019.
SANTOS, Yuri Dantas; CARVALHO, José Ribamar Marques de; BARBOSA, Maria de Fátima. Análise da eficiência dos gastos com educação no ensino fundamental nos municípios do Seridó Potiguar. Revista Ambiente Contábil, v. 8 n. 2, 2016. Disponível emAcesso em: 09 maio 2019.
SCHULTZ, Theodore William. O capital humano: investimentos em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1973.
SENA, Paulo. A legislação do Fundeb. Caderno de Pesquisa.v.38, n.134, 2008. Disponível em . Acesso em: 26 abr. 2019
SOBREIRA, Rogério; CAMPOS, Bruno César. Investimento público em educação fundamental e a qualidade do ensino: uma avaliação regional dos resultados do Fundef. Revista Administração Pública, v.42, n.2, 2008. Disponível em Acesso em: 02 mar. 2019.
Apontamentos
- Não há apontamentos.