O ENSINO DE SOLOS SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS PARA ENSINO E CONSCIENTIZAÇÃO

Flaviene Valcorte Comin, Mariele Coletto Furlan, Hilda Mirian Ferrony, Ana Leticia de Oliveira

Resumo


Com este trabalho procurou-se discutir a conscientização ambiental e aplicar experimentos que demonstrem a composição, textura e degradação do solo. Com o intuito de aplicar projetos de ordem prática, direcionados por um caráter sustentável e conscientizador. A aplicação se deu em duas escolas, na Escola Estadual Edna May Cardoso, localizada na Cohab Fernando Ferrari em Santa Maria/RS, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Milton da Cruz localizada em Cachoeira do Sul/RS. Utilizaram-se experimentos da Experimentoteca de Solos – Projeto Solo na Escola – Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. A partir da realização desse trabalho foi possível perceber as deficiências em torno do ensino de solos nas aulas de Geografia.

Texto completo:

PDF

Referências


BIONDI, Daniela; FALKOWSKI; Vanessa. Avaliação de uma atividade de educação ambiental com o tema “soloâ€. Revista Eletrí´nica do Mestrado em Educação Ambiental. V.22. Rio Grande: FURG, janeiro a julho de 2009. Disponí­vel em: http://www.remea.furg.br/vol22/art15vol22.pdf. Acesso em: nov.2009.

BRASIL. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasí­lia: MEC/SEED, 2007. Departamento de Solos e Engenharia Agrí­cola. Projeto Solo na Escola:Experimentoteca de Solos. Curitiba: UFPR, 2009.

LIMA, Marcelo Ricardo de. O solo no ensino de ciências no ní­vel Fundamental. Ciência & Educação, v.11, n.3. Bauru: UNESP, 2005. p 383-395.

SILVA, Cláudio Souza da; FALCíO, Cleire da Costa; FALCíO SOBRINHO, José. O estudo do solo sob ótica dos livros didáticos de Geografia no ensino fundamental II: o seu entendimento integrado na paisagem. Universidade Regional do Cariri – URCA.

Cadernos de Cultura e Ciência. Vol.2. Nº2. Crato-CE: maio 2007. Acesso em: nov.2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.