O PAPEL DA GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA REGIÃO METROPOLITANA DO AGRESTE DO ESTADO DE ALAGOAS

Joseano Lira Santos, Nathalia Carvalho Moreira

Resumo


O objeto desse estudo é a Gestão de Pessoas na Administração Pública dos municípios da Região Metropolitana do Agreste de Alagoas. Busca-se relacionar a forma de organização e gerenciamento do governo municipal, particularmente no que tange à administração de seu pessoal. A pesquisa é de natureza exploratória, com utilização de questionários mistos como instrumento de coleta de dados, e utilização do software SPSS 21 para realização das análises descritivas e multivariadas. Para análise qualitativa foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. A amostra foi por conveniência em virtude da relativa adesão dos municípios envolvidos.  Os resultados demonstram que o número populacional das cidades entrevistadas varia entre 5 mil a 240 mil habitantes, e todas adotam regime estatuário na relação com os funcionários. Comprova-se também, que a existência de um setor de Recursos Humanos aumenta gradativamente de acordo com o número da população, pois, em cidades com até 20 mil habitantes não há um âmbito exclusivo para estes fins, enquanto para cidades com número superior a 50 mil a inexistência zera, rejeitando a hipótese levantada inicialmente de que não houvesse esse departamento dentro das prefeituras. Esta influência também foi evidenciada na mesma proporção quando comparadas os campos “número de habitantes das cidades” e “existência do setor de RH”, a partir daí pôde-se confirmar que há interferência de forma relevante para questões como avaliação de desempenho, plano de carreira, frequência de treinamentos e benefícios.

Palavras-chave


Gestão de pessoas; Setor Público; Recursos Humanos; Municípios

Texto completo:

PDF

Referências


AMBONI, Nério; ANDRADE, Rui Otávio Bernardes. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro, Elsevier, p. 29, 2009.

BERGUE, S. T. Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público. São Paulo: Atlas, 2014.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília,DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRESSER PEREIRA, L. C. O modelo estrutural de gerência pública. Revista de Administração Pública (RAP), Rio de Janeiro: FGV/EBAPE, v. 42, n. 2, p. 391-410, mar./abr. 2008.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Da administração pública burocrática à gerencial. In:

BRESSERPEREIRA, L. C; SPINK, P. (Org) Reforma do Estado e administração pública gerencial. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 2008, p. 175.

CAMÕES, M. R. D. S. O., PANTOJA, M. J. O., & BERGUE, S. T. O. Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no setor público, 2010.

DE PÁDUA RIBEIRO, M., & OLIVEIRA, E. R. Comunicação e Marketing no setor público: uma prática que permite o fortalecimento da cidadania e a modernização da gestão pública. Gestão Pública: Práticas e Desafios, 4(1), 2013.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 23. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

DUTRA, Ademar. Curso de Especialização em Administração Pública. Gestão de pessoas na área pública. 2009, p. 27.

FONSECA, D. L., & FROTA, C. D. A importância da TQM (Total Quality Manegement) na maximização dos processos operacionais dos arquivos da Secretaria Municipal de Educação, 2016.

GIL, A. C. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papeis profissionais. São Paulo: Atlas. 2001.

GOMES, A. C. N. (2015). O Emprego Público de Regime Privado: uma análise da importação do modelo privatístico de trabalho subordinado pela Administração Pública não empresarial no Direito Brasileiro-uma proposta de Laboralização da Função Pública Brasileira.

HOUAISS, Antonio. Disponível em: https://www.dicio.com.br/. Acessado em 23 de mar de 2018.

LEME, Rogério et al. Gestão por Competências no Setor Público. 1.ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011.

LIMA, Paulo Daniel Barreto. A Excelência em Gestão Pública: A Trajetória e a Estratégia do Gespública. 1.ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.

LONGO, R. M. J; VERGUEIRO, W. Gestão da Qualidade em Serviços de Informação no setor Público: características e dificuldades para sua implementação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 1(1), 2003.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 32º edição. São Paulo: Malheiros: 2000, p. 77-79.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 732, 1999.

RUDIO, F. V. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. 17 ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

SCHIKMANN, R. Gestão estratégica de pessoas: bases para a concepção do curso de especialização em gestão de pessoas no serviço público. Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. Org. Maria Julia Pantoja et all. Brasília, ENAP, 2010.

TAYLOR, F. W. Princípios de Administração Científica. Rio de Janeiro: Atlas, 1970.

WEBER, M. Ciência e política: duas vocações. Editora Cultrix, 2004. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0ERB2-264g&t=1231s. Acessado em: 15 de mar de 2018. Disponível em: http://doeal.com.br/. Acessado em: 23 de fev de 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.