MARKETING DIGITAL: estudo da utilização da ferramenta propaganda pelos supermercados de Juína-MT na visão dos empresários e clientes

Karina de Oliveira Lange, Ricardo Zamperetti

Resumo


O objetivo principal deste trabalho é estudar o retorno do marketing digital aos supermercados de Juína-MT, em detrimento de outros tipos de marketing utilizados, na visão da empresa e dos clientes, haja vista o crescimento da utilização da ferramenta propaganda pelos supermercados de Juína-MT. Assim apresenta os resultados obtidos com pesquisas referentes à utilização do marketing tradicional e digital, para empresas e clientes. Além da pesquisa bibliográfica, também foi realizado questionários impressos para os supermercados, impressos e pelo SurveyMonkey para os clientes. Este trabalho constitui-se de revisão bibliográfica, com um levantamento de dados sobre a utilização do marketing digital, em seguida a análise dos dados obtidos, permitindo assim sugerir e recomendar ações aos supermercados de Juína-MT. Em suma, observou-se que os supermercados de Juína-MT utilizam o marketing digital e acreditam ser esta a modalidade que traz maior retorno para os mesmos, na visão dos clientes o marketing digital é a opção mais atrativa e utilizada.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSAD, Nancy. Marketing de conteúdo: como fazer sua empresa decolar no meio digital. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2016.

BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do consumidor. Tradução técnica Eduardo Teixeira Ayrosa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

CLINKS BLOG AGENCIA. Remarketing e remarketingdinamico. Disponível em: .

COSTA, Lucas Mendes; DIAS, Michele Mendes da Silva; SANTOS, Ewerton Andrade dos; ISHII, Alice Kazumi Shigetomo; SA, José Alberto Silva de. A evolução do marketing digital: uma estratégia de mercado. XXXV encontro nacional de engenharia de produção. Fortaleza, 2015. Disponível em: < http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_212_259_27165.pdf>.

GARCIA, R. V. B. Repositório digital. LUME UFRGS, Marketing digital para a hotelaria brasileira, 2012. Disponível em: .

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. 9. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2007.

KANAANE, Roberto; RODRIGUES, Carlos Eduardo. Curso de marketing: cenários, estratégias e ferramentas. 1. Ed. – São Paulo: Atlas, 2016.

KOTLER Philip & KELLER Kevin Lane. Administração de marketing. 12a Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2010.

______. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2006. LECINSKI, Jim. Ganhando o momento zero da verdade. Copyright 2011 by Google Inc. Disponível em:.

LESSA, Rafael. Os segredos do Instagram. Digitalcoaching. Disponível em: .

MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Brasília, 2001.

MAZZINGHY, Ariádine Morgan. O uso de ferramentas do marketing digital para o crescimento competitivo das empresas: links patrocinados, facebook, twitter e email marketing. Disponível em .

MONTEIRO, L.; LOPES, I.; FERREIRA, F. V. Galinha pintadinha: análise das estratégias de marketing digital para promoção da marca.Intercom Centro Oese, 2014. Disponível em: .

RESULTADOS DIGITAIS. O guia definitivo da geração de leads. Disponível em .

SAMPAIO, Daniel. Entenda a importância do remarketing para conversões no marketing digital. Disponível em: .

SANTOS, Eric. O que é lead e para que serve a gestão de lead. Disponível em .

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Tradução: Luiz Claudio de Queiroz Faria; revisão técnica: Salomão Farias. 9 ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

TELLES, André. A revolução das mídias sociais. Cases, conceitos, dicas e ferramentas. M. Books do Brasil Editora Ltda. – São Paulo – 2010.

TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec Editora, 2009.

VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing: o guia definitivo de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2008.

______. Google Marketing: o guia definitivo de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2010.

ZANETTE, Leonardo. Remarketing Google Adwords, as 5 principais vantagens!.Disponível em: .


Apontamentos

  • Não há apontamentos.