A ÉTICA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS: POSSIBILIDADES PARA APRENDER A VIVER JUNTOS NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
ligadas às relações interpessoais e suas implicações na escola. O estudo e reflexões sobre o tema foram alicerçados nos pensamentos de Vásquez (1998), Perrenoud (2000), Freire (2001), Savater (2001), Bressani (s.d), Magalhães (s.d), entre outros, que discutem o que consideram básico para a formação do comportamento ético-moral do indivíduo, em especial quando envolvem questões de relações interpessoais. A análise centrou-se em conhecer a Ética historicamente e sua contribuição para o desenvolvimento e evolução do comportamento
moral do indivíduo em sociedade. Como resultado, a pesquisa mostra a relevância da Ética
nas relações interpessoais como forma de subsidiar as ações do individuo, fomentando a
busca pelo equilíbrio interior através do autoconhecimento e a compreensão da antítese “Eu”
e o “Outro”, como possibilidades para viver juntos e melhor administrar os conflitos
interpessoais no ambiente escolar.
Texto completo:
PDFReferências
ANTUNES, Ângela. PADILHA, Paulo Roberto. O eu e o outro compartilhando diferenças, construindo identidades. Disponível em: http://www.kinderland.com.br/anexo%5C1092005027654.doc. Acesso em 29 de agosto de BRESSANI, Maria Aparecida. O resgate do amor e da ética nas relações. Disponível em:
http://ruben.zevallos.com.br/2004/1/22/pagina1123.htm. Acesso em 19 de julho de 2007.
COSTA, Wellington Soares da. Humanização, relacionamento interpessoal e ética.
Caderno de pesquisas em Administração, São Paulo, 2004. Disponível em:
http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v11n1art2.pdf. Acesso em 25 de maio de 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 18. ed.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
MAGALHÃES, Lucila Rupp de. Relações interpessoais no cotidiano e aprendizagem.
Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/entrevistas/entrevista.asp?entrlD=94.
Acesso em 05 de outubro de 2007.
MARQUES, Márcia Turi. Relações Humanas e Ética – Competências Básicas para o
Trabalho. Governo de Minas Gerais. Gráfica SENAC. 1ª Edição. Disponível em:
http://www.social.mg.gov.br/orientaçao_trabalho//download_orientaçao/castilhas/relações_hu
manas_ética.pdf. Acesso em 29 de outubro de 2007.
MEKSENAS, Paulo. O lugar da ética no trabalho do professor. 2 p. Disponível em
http://www.espacoacademico.com.br/040/40pc.meksenas.htm. Acesso em 16 de junho de
MEDEIROS, Maria Isolete Amaro. A ética nas relações pedagógicas: representações e
significações ao trabalho docente. (s.d). 8 p. Disponível em
http://www.unifra.br/professores. Acesso em 23 de julho de 2005.
PERRENOUD, Philippe. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão In. Dez novas competências para ensinar.Trad. PatrÃcia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SÃ, Antonio Lopes de. Ética profissional. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1998.
SAVATER, Fernando. Viver juntos. In: As perguntas da vida. Disponível em: http://biucsproject.org/general/philosophy_living_together.htm. Acesso em 16 de maio de SÃNTESE das reflexões e das contribuições extraÃdas da 46ª Conferencia Internacional da Educação da UNESCO: Aprender a viver juntos: Nós falhamos? Brasília: Unesco, IBE, Disponível em: http://www.unesco.org.br/publicações/livros/fracassamos/mostra documento. Acesso em 15 de junho de 2007.
VÃSQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Trad. João Dell’Anna. 18. ed. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1998.
VAZ, Graziela Aparecida. MONEGATO, Meline Aparecida. A Ética como diferencial no
mercado. Monografia disponível em http://pt.scribd.com/doc/75314996/A-Etica-ComoDiferencial-No-Mercado. Acesso em 24. Acesso em 24 de maio de 2012.
Apontamentos
- Não há apontamentos.