PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE FINANÇAS PESSOAIS

Mara Luiza Gonçalves Freitas, Antônio Arthur de Souza

Resumo


A presente pesquisa quantitativa de caráter exploratório-descritivo-conclusivo fundamenta-se na literatura de Alfabetização Financeira para discutir a percepção de 231 professores sobre o tema Finanças Pessoais. Foram entrevistados docentes de escolas públicas e privadas, situadas em alguns municípios mineiros, entre julho de 2015 e abril de 2016. Utilizando-se questionário estruturado adaptado do trabalho de Potrich, Vieira e Kirch (2015), avaliou-se quatro variáveis: Atitude Financeira, Comportamento Financeiro, Competência Financeira e Visão sobre Políticas Públicas. As variáveis foram calculadas estatisticamente utilizando-se o Coeficiente de Correlação de Pearson e a Análise de Aglomerados. Concluiu-se que os professores possuem conhecimentos sobre finanças pessoais e que a atitude financeira e o comportamento financeiro, assim como a competência financeira e a visão sobre a política pública estão totalmente correlacionadas.

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