MOVIMENTO HUMANO E A CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Liandra Feltraco, Thainá Heloisa Bonazza

Resumo


Este portfólio tem o intuito de auxiliar professores de Educação Infantil, Profissionais de Educação Física ou qualquer pessoa que tenha contato com crianças nesta faixa etária e busca por atividades que possam auxiliar no desenvolvimento do movimento humano, com ênfase nas habilidades motoras básicas (locomoção manipulação e estabilização) e da corporeidade da criança. Todas as atividades aqui mencionadas, estarão sendo explicadas de forma mais clara possível (com imagens e links, quando possível), terão indicações de faixa etária e todos os materiais necessários. Caso deseje, a pessoa que irá instruir as dinâmicas, poderá modificar algumas questões desde que mantenha o intuito inicial, sempre focando no desenvolvimento dos sujeitos. Todas as especificidades das crianças, as suas experiências, vivências e limites devem ser sempre respeitadas, garantindo que o desenvolvimento e a aprendizagem sejam efetivos e de acesso a todos.


Palavras-chave


Desenvolvimento; Infância; Movimento.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAVALARO, Adriana Gentilin; MULLER, Verônica Regina. Educação Física na Educação Infantil: uma realidade almejada. Educar em Revista, [S.l.], v. 25, n. 34, p. p. 241-250, ago. 2009.

GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2002.

MEDEIROS, H . J; KNAUCKFUSS, M.I. Academia da criança: Um espaço para alfabetização motora. Mossoró, RN: EDUERN, 2021.

PEREIRA, C.O. Estudo dos Parâmetros em Crianças de 02 e 06 anos de Idade na Cidade de Cruz Alta. Dissertação de mestrado (Ciências do Movimento Humano). Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina – CEFID/UDESC, 2002.

ROSA NETO, F. Manual de Avaliação Motora. Porto Alegre: Artmed, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.