O ENSINO DA DANÇA ÍNDÍGENA E AFRICANA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDAGOGIA: UMA PROPOSTA CURRICULAR

Keller Cassiano Radiuc, Úrsula Cordeiro Donelas

Resumo


Podemos considerar o brincar enquanto prática social aprendida nas relações sociais e nos diversos espaços compartilhados na comunidade, nas condições naturais para as brincadeiras e nos interesses das crianças em imitar os adultos. O registro e disseminação dos jogos e brincadeiras indígenas com um olhar para a sustentabilidade e a interculturalidade atuará como um importante processo de apropriação das características culturais e modos de vida, desta sociedade específica, suas raízes e tradições.

Palavras-chave


Brincadeiras; Desenvolvimento Infantil; Interculturalidade; Vivências

Texto completo:

PDF

Referências


DARC, Larissa. 5 brincadeiras africanas para você ensinar aos seus alunos. Nova escola, 2019. Disponível em: < https://box.novaescola.org.br/etapa/2/educacao-fundamental- 1/caixa/8/leve-as-brincadeiras-africanas-para-sua-sala/conteudo/18551 > Acesso em: 17 de Nov. de 2021.

EDUCAÇÃO, Impare. Escravos de Jó. Youtube, 22 Nov. de 2019. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=unrXzZJd3HM > Acesso em: 17 de Nov. de 2021.

FREIRE, Simone. Brincadeiras africanas para curtir com a criançada durante a quarentena. Alma Preta, 2020. Disponível em < https://almapreta.com/sessao/cotidiano/brincadeira- africanas-para-curtir-com-a-criancada-durante-a-quarentena >Acesso em: 19 de Nov. de 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.