LUTAS: VISÕES E ENTENDIMENTOS DE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Gabrieli Roncaglio, Rafaela Duarte Beyenke, Fabiana Ritter Antunes

Resumo


Vivenciamos mudanças constantemente, tanto no eixo tecnológico, quanto na área da saúde, do esporte, de diferentes modalidades e objetivos. E, através do contexto que nós acadêmicas do curso de Educação Física estamos vivenciando descobrindo por meio da disciplina de Lutas, nos proporciona e nos capacita a debater e a buscar dados sobre determinados eixos centrais abordados em aulas, em relação ao contexto e ao cenário ao qual as lutas são postas à sociedade, conforme seus preceitos. Para poder analisar e contemplar o eixo principal do mesmo, foi utilizado um instrumento de diagnóstico, através de um questionário pré-estipulado e designado para uma professora com graduação em Educação Física e atuante na área. Por meio dessa análise, foi identificado que a mesma não possuiu contato com a modalidade no ensino da graduação mas, sua postura perante a opção do ensino de lutas na inserção do programa de atividade física, o qual trabalha e visa o foco com os idosos, sua resposta é positiva e acredita que contribuiria para o desenvolvimento desse público. Desta forma, foi perceptível uma visão positiva perante o desenvolvimento destas práticas, tanto no âmbito escolar quanto no treinamento personalizado, mesmo a entrevistada não possuindo em seu currículo acadêmico disciplinas específicas sobre o tema em questão. Apesar de ainda existirem alguns obstáculos (preconceitos, falta de informações sobre a prática corporal, etc.) para a adesão de muitas pessoas, a sua inclusão no processo de treinamento e no contexto escolar deve ser incentivada pelo profissional, que utilizando critérios e embasado em conceitos pré-estabelecidos pode encarar com clareza a sua prática, não só pelos benefícios fisiológicos e sim pela formação do aluno através das lutas.


Palavras-chave


Lutas; Formação; Esporte; Educação Física.

Texto completo:

PDF

Referências


SCHMIDT, V. A. O; OLIVEIRA, R. V. A lógica interna das lutas corporais e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física escolar. Revista Conexões – Educação Física escolar, Esporte e Saúde, Campinas/SP, v. 18, p. 1-15, 2020.

BARRETO, R. S; MELO, S.W. M. O BENEFÍCIO DAS LUTAS PARA SAÚDE DO IDOSO. VI Congresso Internacional do Envelhecimento Humano, Paraíba, 2019.

GONZÁLEZ, F. J; FENSTERSEIFER, P. E. Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.

CARSPECKEN, P. F. Pesquisa Qualitativa Crítica: conceitos básicos. Educ. Real., Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 395-424, maio/ago. 2011.

ANDRÉ, M. O que é Um Estudo de Caso Qualitativo em Educação?. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013.

RUFINO, L. G. B; DARIDO, S. C. O ENSINO DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA À LUZ DE ESPECIALISTAS. Rev. Educ. Fís/UEM, v. 26, n. 4, p. 505-518, 4. trim. 2015.

RUFINO, L. G. B. A PEDAGOGIA DAS LUTAS: CAMINHOS E POSSIBILIDADES. Jundiaí, Paco Editorial: 2012.

NASCIMENTO, P. R. B; ALMEIDA, L. A tematização das lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Revista Movimento, v. 13, nº 3, 2007, p. 91-110.

HEGELE, B; GONZÁLEZ, F. J; BORGES, R. M. Possibilidades do ensino das lutas na escola: uma pesquisa-ação com professores de educação física. CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE, v. 16, nº 1, p. 99-107, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.