A TEMÁTICA LUTAS NO ÂMBITO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM HUMANO

Leandro Natan Cabral Corrente, Luan Augusto Oleiniczak, Fabiana Ritter Antunes

Resumo


As diferentes modalidades de lutas, trabalham em conjunto com todas as valências físicas, como resistência, velocidade de reação, deslocamento e movimento dos membros, flexibilidade, resistência muscular, coordenação, agilidade e ritmo. Como conteúdo da Educação Física Escolar, ela desempenha um papel importante na formação dos alunos, dentre os quais vários são os fatores que favorecem a sua utilização. Esses fatores incluem: desconstruir a luta como uma forma de promover a violência, a construção de valores, o desenvolvimento da motricidade, o aprendizado da história e cultura por trás de cada modalidade trabalhada, o aprendizado prático de golpes de movimento, entre outros. Nessa perspectiva o objetivo dessa pesquisa é entender a visão de acadêmicos e de professores já graduados a respeito da importância de aula de lutas dentro da Educação Física Escolar, partindo de um questionário que lhes foi enviado e a partir das respostas obtidas elaborar uma análise sobre como os mesmos identificam a importância das aulas de lutas e de como enxergam ela como um conteúdo de muita importância dentro da escola.


Palavras-chave


Capacidade física; Desenvolvimento motor; Educação Física; Ludicidade.

Texto completo:

PDF

Referências


Bardin, L.(2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.

OLIVEIRA, S. R. L. & SANTOS, S.L.C. Lutas Aplicadas à Educação Física Escolar. Curitiba – PR, 2006.

PREYER, C. T. Educação física escolar: a importância da diversificação no ensino de seus conteúdos. Campinas, 2000.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. A pedagogia das lutas: caminho e possibilidades. Jundiaí: Paco, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.