O ENSINO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA BREVE REFLEXÃO

João Schmidt Corso, Fabiana Ritter Antunes

Resumo


Este estudo tem o objetivo de analisar e refletir sobre o ensino das práticas de Lutas no ambiente escolar, a partir da concepção de 2 (dois) acadêmicos do curso de Educação Física. Possui uma abordagem qualitativa de cunho descritivo interpretativo com ênfase no estudo de caso. Foi utilizado um instrumento de pesquisa, no formato de questionário misto, contendo perguntas abertas e fechadas, com o intuito de coletar o depoimento dos participantes, a partir de 5 (cinco) questões norteadoras sobre o tema. De maneira geral, os entrevistados manifestaram aprovação em relação ao ensino de Lutas na Educação Física escolar e demonstraram estar cientes dos benefícios que estas práticas podem proporcionar, se trabalhadas da forma adequada. As percepções apresentadas pelos estudantes possibilitaram ao estudo reflexões como: a necessidade do ensino de Lutas no meio acadêmico; além do tipo de abordagem que este tema deve ter nas escolas, possibilitando o conhecimento de diferentes práticas e as individualidades técnicas/históricas/culturais que possuem, além da execução de jogos educativos com elementos das Lutas, para vivenciar na prática estas características estudadas; por fim, também mostrou-se extremamente essencial a atenção e o cuidado com a prática docente, que exerce grande influência na maneira que os alunos irão encarar e praticar as Lutas durante as aulas.

Palavras-chave


Aprendizado; Docente; Práticas Corporais.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3ª versão. Brasília-DF, 2018. Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2021.

GONZÁLEZ, F. J. (Org.); FENSTERSEIFER, P. E. (Org.). Dicionário Crítico de Educação Física. 3. ed. Ijuí-RS: Editora Unijuí, 2014. v. 1. 680p.

MATOS, J. A. B. et al. A Presença/Ausência do Conteúdo Lutas na Educação Física Escolar: Identificando Desafios e Propondo Sugestões. Conexões, Campinas, v. 13, n. 2, p. 119, abr./jun. 2015. Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2021.

RUFINO, L. G. B. Lutas, Capoeira e Práticas Corporais de Aventura. In: GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. Práticas corporais e a organização do conhecimento. 4. ed. Maringá-PR: Editora Maringá. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.