POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM DO ENSINO DE LUTAS COMO CONTEÚDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Felipe Korb Dias, Fabiana Ritter Antunes

Resumo


O tema lutas na educação física escolar é muito importante para o desenvolvimento dos alunos, e seus conteúdos devem estar presentes nas práticas pedagógicas. Porém, ainda é muito complicado inserir esse tema dentro das escolas por conta de preconceitos, avaliações erradas de pessoas que não possuem conhecimento sobre a área e também pela falta de profissionais capacitados e com interesse em trabalhar as lutas na escola, assim, por meio desse estudo de caso, seguido por um questionário respondido por um profissional da área de educação física e também da análise dos textos de autores da área, foi possível refletir e debater sobre a real importância das lutas na escola e o porquê delas serem essenciais no desenvolvimento dos alunos. Portanto pode-se perceber que as lutas podem ser importantes sendo ensinadas da maneira correta para os alunos, podendo trazer um grande desenvolvimento psicossocial e motor, ensinando principalmente o respeito mútuo entre as pessoas e que a violência nunca está correta, assim entregando muitas experiências positivas, que os alunos podem levar para a sua vida fora da escola.

Palavras-chave


Cultura Corporal, Educação Física, Ensino, Lutas.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, p. 225, 1977.

CASTELLANI FILHO, Lino et al. Metodologia do ensino de educação física. Cortez Editora, 2014.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DE LIMA JUNIOR, Hamilton Carlos; JUNIOR, Sergio Roberto Chaves. Possibilidades das lutas como conteúdo na educação física escolar: o confrontamento em uma abordagem pedagógica com alunos de 6ª série em um colégio estadual do município de Guarapuava-PR. Cadernos de formação RBCE, v. 2, n. 1, 2011.

DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo; FRANCHINI, Emerson. Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo da educação física. Formação profissional em educação física: estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioética, v. 1, p. 99-108, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.

GOMES, Nathalia Chaves et al. O conteúdo das lutas nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a prática pedagógica da Educação Física escolar. Motrivivência, n. 41, p. 305-320, 2013.

OLIVIER, Jean-Claude. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. 2000.

PAES, R.R. Desenvolvimento das aulas de lutas: da compreensão teórica aos procedimentos práticos. In: Breda, M., Galatti, L., Scaglia, J.A., Paes, R.R. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.

YIN RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4ª ed. Porto Alegre (RS): Bookman; 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.