REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Enair Marchi, Mateus Martinelli da Veiga, Fabiana Ritter

Resumo


O presente artigo tem como objetivo refletir e sintetizar as aprendizagens discutidas no decorrer da disciplina de Lutas. Temos por base os debates realizados em aula e a análise das respostas obtidas em um questionário realizado para um acadêmico do curso de Educação Física. Enfatizando a importância dessa prática nas escolas e em outros ambientes. Tendo em vista que as lutas são alvo de tabus e preconceitos, mas com benefícios evidentes. No entanto, os acadêmicos saem da graduação se sentindo inseguros para ministrarem aulas dessa prática e apontando que precisam procurar uma especialização para isso.

Palavras-chave


Arte Marcial; Ensino; Lutas.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3ª versão. Brasília-DF, 2018. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2021.

CARNEIRO, Felipe Ferreira Barros; PICOLI, Carlos; SANTOS, Wagner dos. Fundamentos ontológicos e epistemológicos das lutas corporais. Pensar a Prática, Goiânia, v.18, n.3, jul/set. 2015.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª Edição. São Paulo, Editora Atlas S.A. 2008.

OLIVEIRA, Caroline. A importância das lutas na educação física escolar para formação integral dos alunos. Disponível em . Acesso em 15 de fevereiro de 2021.

PACHECO, R.L. A Influência da Prática das Artes Marciais na Redução da Agressividade em Adolescentes, nas Aulas de Educação Física. POLÊM!CA, v. 11, n. 3, p.414 a 424, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.