PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O UNIVERSO DAS LUTAS

Brenda Belmonte Atarão, Flávia da Rosa, Fabiana Ritter Antunes

Resumo


O esporte já está em nossas vidas a anos e ainda não conseguimos ter uma conceitualização determinante, até porque é algo muito complexo para ser simplesmente compactado e uma frase ou pequeno texto. Dentro do esporte encontramos o ensino das lutas que é regado de potencialidades, pois através dele os indivíduos podem desenvolver muitas questões, desde melhoras nas habilidades físicas, motoras, raciocínio rápido, agilidade em tomada de decisão, quanto na formação de indivíduos melhores para a sociedade. Portanto o estudo proposto tem por objetivo geral questionar indivíduos que são da área da Educação Física, sobre as visões que os mesmos possuem para com o mundo das lutas, além de perguntas problematizadoras de questões polêmicas sobre as mesmas. O estudo em questão foi realizado com seis pessoas, duas mulheres e quatro homens, dos cursos de Educação Física (EDF) - Bacharel e Licenciatura, de uma instituição de ensino superior da região noroeste do RS.  Dentre os entrevistados há estudantes do curso e profissionais formados no mesmo. Com base neste estudo podemos concluir que o mundo das lutas tem apenas a somar na vida de um sujeito, pois além de trabalhar questões físicas e motoras, contribuem também em sua formação humana.

Palavras-chave


Educação Física; Esportes; Disciplina de Lutas; Artes Marciais.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBANTI, Valdir. O que é esporte? Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, São Paulo, v. 11 n. 1, 2006.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. http://www.efdeportes.com Revista Digital Buenos Aires Año 10 N° 71 Abril de 2004.

MARQUES, Renato Francisco Rodrigues. O conceito de esporte como fenômeno globalizado: pluralidade e controvérsias. Revista Observatorio del Deporte. Santiago, v. 1, n. 1, 2015.

MATOS, J. A. B. de; HIRAMA, L. K.; GALATTI, L. R. e MONTAGNER, P. C. A presença/ausência do conteúdo lutas na educação física escolar: identificando desafios e propondo sugestões. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 117–135, 2015.

OLIVEIRA, Halanna dos Santos. As Lutas como Conteúdo Escolar nas Aulas de Educação Física: Realidade e Possibilidades na Cidade de São Felipe - BA. Repositório Institucional Faculdade Maria Milza - FAMAM - Trabalhos de Conclusão de Curso. Ano de 2014.

PEREIRA, Dimitri Wuo; ARMBRUST Igor; RICARDO, Denis Prado. Esportes Radicais, de Aventura e Ação: conceitos, classificações e características. Revista Corpoconsciência, Santo André, vol. 12, n. 1, pág. 18-34, jan/jun 2008.

SO, Marcos Roberto; MARTINS, Mariana Zuaneti; BETTI, Mauro. As relações das meninas com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física. Motrivivência, Revista de Educação Física de Esporte e Lazer, Florianópolis, v. 30 n. 56 (2018).

WENDY, Alana Alessi; BOEIRA, Nayara da Silva. Os Benefícios das Lutas e como Trabalhar esse Conteúdo na Educação Física Escolar. 8° CONPEF - Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.